terça-feira, 31 de maio de 2011

sumida

sim, estou sumida.
não gosto nenhum pouco disso mas são vários os motivos:
- ando trabalhando mais do q nunca
- minha casa está um Deus nos acuda ("obrinha" no qto das pequenas)
- tô ultra super mega cansada

manuela anda ótima, muito figura. hj fez malcriação com a nalva e foi daqui de casa até a creche pedindo desculpas pra ela...e de noite ela tb fez besterinha e caiu no chão. chamei atenção e ela pediu desculpas a mim e ao chão!

rafa anda mexendo muiiito e minha barriga volta e meia endurece. estou com 32 semanas. calma, mocinha!

hj pudemos arrumar uma parte do quarto "novo" de manuela. ela ficou toda empolgada com a cama nova (que não está totalmente finalizada) e com a "estante" de livros. arrumamos juntas. foi fofo! prometo fotos! :)

agora vou dormir...boa noite!

domingo, 22 de maio de 2011

Como assim?!?!?!?!?!

Fomos mais uma vez ao parque lage comparecer ao evento domingo no parque e estava lotadoooooooooo. Hj fiquei bem azucrinada com aquele barulho e quantidade de gente. Enfim, fomos com tia babi, buninha, tite e pedo pro casarão. Tb estava cheio, mas bem mais tranquilo....ficamos lá, brincamos, depois finalmente descemos pra ir embora. Manuela e bruninha obviamente ficavam correndo atras uma da outra, dando gritinhos de alegria, etc e tal. Ate q teve uma hora q tínhamos q ir de qq jeito, então Renato pegou Manuela no colo. Ela começou a chorar bem brava e falou: "minha amigaaaaaaa". Coisica mais fofa...

*************************

Minha mãe começa a mostrar pra Manuela os apetrechos que ganhou no aniversario de ontem: arco com trecos coloridos, plumas, etc, ate que mostrou um óculos. Manuela vira e fala pra ela: "esse não, vovó, esse êh feio". Meu deus, e ela já sabe q existe feio e bonito?!?!?!?!?!?!

*************************

Ontem de manha estava dando leite pra Manuela com ela apoiada na minha perna. Aí ela para, vira o rostinho pra mim e fala que a rafa tava mexendo, e começa a falar com a irmazinha. Adoro!!!!

*************************

Fomos comprar a tinta do quarto da Manuela e da rafaela. Manuela já tinha me dito as cores que queria (perguntei a ela): azul e naranja. Pois então comprei uma azul (geleiras, da suvinil) e uma meio coral, meio alaranjada (flor de pêssego). Só que ela super estava achando que ia pintar o próprio quarto e qdo chegou em casa, pediu pra ver a tinta. Foi o tempo de eu ir lá dentro e voltar e a tinta já estava quase toda no tapete que tinha acabado de chegar da lavanderia....ela chorou desolada, então, pra consola-la, fomos fazer muiitas pinturas na varanda. Alias, uma graça ela pintando a mãozinha com o pincel pra depois colocar no papel...

sexta-feira, 20 de maio de 2011

31 semanas

ontem entrei na 31a semana. engraçado que algumas pessoas já me falaram que pareço mais disposta e melhor nessa gravidez. não sei qual é o milagre já que estou trabalhando que nem uma cavala e ainda tenho uma filha de 2 anos.

bem, desta vez não fiquei diabética. será isso!?
enfim, o fato é que estou me sentindo bem, só estou "barriga" como na outra gestação, então não me sinto nada feia nem "poia", pelo contrário, adoro estar grávida!

minha rafinha anda fazendo uma verdadeira bagunça aqui dentro. muitas mexidas!
domingo senti até dor e não é que a mocinha que andava sentada nas 3 últimas ultras deu uma virada e está transversa?!?!? eba!

estou bem mas ficando "pesada". sempre foi uma moleza ir a pé para o trabalho, mas agora tem sido cansativo. ando que nem uma tartaruga, se ando mais rápido, sinto falta de ar. bem, agora é daqui pra "pior", né?! mas o importante é que está tudo bem! :)

boas de hoje

agora todo dia de manhã manuela amanhece feliz no seu berço (com os dias contados!) e me chama. chego lá, ela fala: "quelo lete, mamãe" e começa a rir. e logo depois fala "quelo tolo".

dou colo, levo pro sofá, apoio ela na minha perna e dou o leite (ela que segura!). e aí ela começa a ficar toda dengosa. pediu massagem e tudo. e pedia mais...até que teve uma hora q eu não aguentei e agarrei. agarrei e falei que ela era meu bebezão. e logo depois consertei falando que ela era minha menina grande.

e não é que a mocinha vira e fala: "menina pequena, mamãe!" ownnnnnnnnn

******************

manuela pega seu livro de moda que eu dei. e pede pra gente ler. mostro as figuras e vou perguntando o que é cada peça do vestuário...ela vai respondendo, até que chegamos numa página onde aparecem umas letras grandes. vou e mostro que o M é de manuela. e ela vira e fala "m de mamãe". eu aguento?!?!?

quinta-feira, 19 de maio de 2011

a bola é do pocoyo

estava assistindo ao dvd do pocoyo com manuela até que um dos espisódios era assim: o pocoyo estava jogando bola com a elly e a sonequita queria participar, mas os dois não deixavam...a sonequita com raiva foi lá, pegou a bola e saiu voando. (nesse momento manuela já estava tensa falando que a bola era do pocoyo)

a sonequita continua voando bem alto e vai pro espaço. o pocoyo e a elly pegam a poconave para resgatar a bola. (manuela quase chora falando que a bola é do pocoyo)

pocoyo pega a bola de volta (manuela comemora) e a sonequita fica chorando triste...nessa hora falo pra manuela q os amigos têm que brincar juntos e compartilhar, etc e tal. enfim, pocoyo, elly e sonequita ficam brincando de bola no espaço mas manuela não se conforma e fica dizendo q a bola é do pocoyo...

terça-feira, 17 de maio de 2011

angellina ballerina


manuela não assiste tv, apenas costumamos colocar dvds pra ela (palavra cantada, galinha pintadinha, pocoyo, cocoricó), mas num final de semana pela manhã, acabei ligando a tv e colocando no discovery kids. estava começando o desenho da angellina ballerina. e não é que ela prestou maior atenção?!

ela adorou o pai da angellina que fica tirando foto, as dancinhas...e com isso, ela pede mais episódios da ratinha que dança balé, provavelmente achando que é um dvd q a gente coloca a hora que quer.

por causa disso, descobri que existe um verdadeiro mundo da angellina: dvds, site, brinquedo...enfim, muita coisa! aí meu pai me liga pra dizer que escutou numa loja que vai chegar a boneca da angellina e que ele já encomendou! então pensei numa coisa: na rafa dar de presente pra manuela qdo ela nascer a angellina ballerina. acho q é uma boa ideia, né!?!??! :)

quebra-cabeça da meg


manuela adora o livro de quebra-cabeça da meg. ficou brincando ontem e hj antes de dormir. uma graça! é claro que algumas peças ela não consegue ainda montar direitinho mas já está começando!

aliás, os livrinhos dessa coleção são fofos demais.

menina que sabe o que quer

viro pra manuela e falo: "então mamãe vai trabalhar, manuela vai ficar com a nalvinha, depois a nalvinha vai levar manuela à escola e mamãe vai buscar".

a mocinha super decidida responde: "mamãe não, vovô".

e eu, mega surpresa já que ela fica louuuuca qdo eu chego para buscá-la na creche, falo: "ah é?!?!? e que vovô vai te buscar?"

e ela: "vovô naaaandoooo".

seu pedido é uma ordem. vovô nando certamente vai ficar muiiiiito feliz com isso e vai aceitar na hora o pedido da mocinha. "ó se não!"

e qdo cheguei em casa, vovô nando já tinha brincado a beça, trocado fraldo de cocô, dado suco de caju...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

foto tirada no domingo no parque


essa foi a foto que nos convidaram a tirar no domingo no parque. escolhemos uma plaquinha e seguramos.

manuela ainda estava com a cara de emburrada de quem acabou de chegar e está se acostumando com o ambiente. :P

domingo, 15 de maio de 2011

vestido colorido e novidades de manuela


finalmente compramos o presente que a bisa cleila deu pra manuela. fomos à fábula e compramos um vestido beeeemmmmm colorido, do jeito que manuela gosta (dei umas opções e ela escolheu). ela já colocou ele ontem mesmo no aniversário do amiguinho da creche. ficou toda boba com o vestido rodado, uma graça!

ah! preciso contar algumas dessa semana:
- a mocinha sabe como conquistar os outros: a sua mais nova mania é falar tudo no diminutivo: dindinha, paulinha, vovó zeniazinha, bisinha...posso?!
- ontem qdo chegou na casa da vovó nani, foi logo mostrando a roupa que estava vestindo: meia osa di boinha, vitido de couja...
- o hit da semana foi "se essa rua fosse minha". ela fica cantarolando pela casa. uma fofura! e não é que ela sabe a letra mesmo!??
- aliás, fico impressionada com o carinho dela com o biso nando. ele fica no quarto, na caminha dele, então não participa das coisas qdo estamos na sala, por exemplo. estávamos cantando na sala com ela e sabe o que ela fez?! foi até o quarto dele cantar pra ele...sem comentários...
- ontem, qdo estávamos nos arrumando pro aniversário do bernardo, falei pra manuela não demorar pq os amigos já estavam esperando. sabe o q ela disse? "pelaí, amigosss" (fazendo biquinho)
- um dia dessa semana qdo chegamos da escolinha, manuela vira pra mim e fala: "eu te falei, mamãe", e eu perguntei: "te falei o que manuela?", ela foi e repetiu: "eu te falei..." aiai, frases novas na escola!

manuela e vovô nando


vovô nando me ajudou muito essa semana.
manuela ficou meio em "crise", acho que já por causa da irmãzinha que está pra chegar (estou com 30 semanas)...

então, ele a buscou alguns dias mais cedo na escolinha e ficou desenhando, brincando de comidinha, casinha, etc, com minha pequena. uma lindeza...

e hj, qdo ela queria brincar de massinha na casa da bisa helena pq já tinha enjoado de brincar de comidinha, eu falei: "vamos brincar de pinguim". ela adorou a ideia, mas não era o mesmo pinguim que eu estava pensando, mas sim o pinguim-joguinho do tablet do vovô nando. a mocinha fica mega concentrada e adoooora fazer o pinguim cair no buraco do gelo!

domingo no parque

a chuva deu uma trégua e conseguimos ir ao evento "domingo no parque" no parque lage.
uma delícia!

a verdade é que o RJ é mega carente de eventos assim. na minha opinião, isso deveria existir todos os domingos do ano...enfim, pelo menos nos domingos de maio, a oi fm, o prezunic e o jd botânico educação infantil estão contribuindo para essa melhoria, mesmo que por um tempo.

e tem de tudo: oficina de customização, música, esteiras para trabalhos de psicomotricidade e outras atividades, e panelas e palitos disponíveis pras crianças fazerem aquele barulho.

manuela se amarrou. nos encontramos com muitas pessoas queridas: gábi e cia, ana e nina, gábi, bruno e henrique, paty e yula, napars e nicole, andrea e amora...

algumas fotos gostosas desse evento que vale muiiiiito a pena! :)




domingo, 8 de maio de 2011

no dia das mães


mais um dia das mães que acordamos e fomos tomar café da manhã com nossos queridos amigos gábi & cia. dessa vez foi no cafe du lage, do parque lage. estava com saudades de ir lá. uma delícia. as meninas correram, brincaram, pularam. uma graça vê-las assim.

é dia das mães e estou no 7o mês. entrei esta semana. estou com a barriga maior, mais pesada e com sinais claros de que o 3o trimestre chegou: cansada, olho fundo, sono.

almoçamos na casa de mommy. papai fez churrasco gostoso (eu tava com saudade, confesso). fizemos bagunça lá, depois na casa na bisa helena, na bisa clelia (com direito a um delicioso banho de banheira dado pela dinda) e da vovó nani.

entre as melhores do dia estão:
- vovó tá bonita (manuela pra minha mãe assim que ela chegou na cozinha com vestido "arco-iris" depois de tomada banho)
- manuela cholando casa vovó nani (manuela contando pro meu pai pelo tel. é claro que só entende quem sabia da história mas ela quis dizer que ela saiu chorando da casa da vovó nani pq queria continuar lá...)

sim, estou cansada do super dia longo, mas tenho que dizer que adoro...
adoro estar com family. adoro ser mãe. amo ser mãe dessa criaturinha maravilhosa que é manuela. e amo estar grávida de novo. vão ser duas criaturinhas maravilhosas...ah! esqueci de dizer que tb amo ser filha. e filha da minha mãe! :)

sábado, 7 de maio de 2011

feliz dia das mães :)

(texto que a creche mandou desejando feliz dia das mães, é da martha medeiros, q adoro! feliz dia das mães pra todas nós!!)

Você é, sua vizinha também. A Maitê, A Malu, A Cláudia. Eu, naturalmente. Somos as melhores do mundo. Aliás, esta é a única categoria em que não há segundo lugar, todas as mães são campeãs, somos bilhões de "as melhores" espalhadas pelo planeta. Ao menos, as melhores para nossos filhos, que nunca tiveram outra. Não é uma sorte ser considerada a melhor, mesmo se atrapalhando tanto? Mãe erra, crianças. E improvisa!

Mãe não vem com manual de instruções: reage apenas aos mandamentos do coração, o que tem um inestimável valor, mas não substitui um bom planejamento estratégico. E planejamento é tudo o que uma mãe não consegue seguir, por mais que livros, revistas e psicólogos tentem nos orientar.

Um dia um exame confirma que você está grávida e a felicidade é imensa e o pânico também. Uau, vou ser responsável pela criação de um ser humano! (papai também, mas em agosto a gente fala dele). A partir daí, nunca mais a vida será como era antes. Nunca mais pensar em si mesma em primeiro lugar. Só depois que eles fizerem 18 anos, e isso demora. E às vezes nem adianta.

O primeiro passo é se acostumar a ser uma pessoa que já não pode se guiar pelos próprios desejos. Você continuará sedo uma mulher ativa, autêntica, batalhadora, independente, estupenda, mas 100% livre, esqueça. De maridos você escapa, dos próprios pais você escapa, mas da responsabilidade de ser mãe, jamais. E nem você quer. Ou será que quer?

De vez em quando, sim, gostaríamos de não ter este compromisso com vidas alheias, de não precisar monitorar os passos dos filhos, de não ter que nos preocupar com a violência que eles terão que enfrentar, de não sofrer pelas dores-de-cotovelo deles, de não temer por suas fragilidades, de não ficar acordadas enquanto eles não chegam e de não perder a paciência quando eles fazem tudo ao contrário do que sonhamos.
Gostaríamos que eles não falassem mal de nós nos consultórios dos psiquiatras, que eles não nos culpassem por suas inseguranças, que não fossemos a razão de seus traumas, que esquecessem os momentos em que fomos severas demais e que nos perdoassem nas vezes em que fomos severas de menos. Há sempre um "demais" e um de "menos" nos perseguindo. Poucas vezes acertamos na intensidade dos nossos conselhos e críticas.

Mas é assim que somos: às vezes exageradamente enérgicas em momentos bobos, às vezes um tantinho condescendentes na hora de impor limites. A gente implica com alguns amigos deles e adora outros e não consegue explicar por quê, mas nossa intuição diz que estamos certas. Mas de que adianta estarmos certas se eles só se darão conta disso quando tiverem os próprios filhos?

Erramos em forçá-los a gostar de aipo, erramos em agasalhá-los tanto para as excursões do colégio, erramos em deixar que passem a tarde no computador em véspera de prova, erramos em não confiar quando eles dizem que sabem a matéria, erramos em nos descabelar porque eles estão com os olhos vermelhos (pode ser um resfriado), erramos quando não os olhamos nos olhos, erramos quando fazemos drama por nada, erramos um pouquinho todo dia por amor e por cansaço.

O que nos torna as melhores mães do mundo é que nossos erros serão sempre acertos, desde que estejamos por perto.
Martha Medeiros

terça-feira, 3 de maio de 2011

festinha do dia das mães


eu, a monga, esqueci de levar minha câmera pra festinha do dia das mães da creche. enfim, tive que fotografar com o celular (uma droga!)...

foi uma fofura, manuela não ficou cantando mas ficou direitinho com os amigos. linda!
depois ganhei uma havaiana com uma pintura do pezinho dela e um bilhete com uma flor com a mãozinha dela pintada...ô fofa!

Quando Te Vi (Till There Was You )
Beto Guedes
Composição : Lennon / McCartney (Versão: Beto Guedes)

Nem o sol
Nem o mar
Nem o brilho
Das estrelas
Tudo isso
Não tem valor
Sem ter você...

Sem você
Nem o som
Da mais linda
Melodia
Nem os versos
Dessa canção
Irão valer...

Nem o perfume
De todas as rosas
É igual
À doce presença
Do seu amor...

O amor estava aqui
Mas eu nunca saberia
Do que um dia se revelou
Quando te vi...

Nem o perfume
De todas as rosas
É igual
À doce presença
Do seu amor...

O amor estava aqui
Mas eu nunca saberia
Do que um dia se revelou
Quando te vi...

te amo, filhota!

Wagner Moura e sua banda cantam para as mães que são essa Coca-Cola toda.

até que ponto impor limites?

desde sábado estou me perguntando seriamente se tenho agido corretamente ou não.
essa idade que manuela está já é uma fase com vontades, que eles já tem algum querer e já se entendem como pessoinhas.

estávamos nos arrumando para ir para um aniversário e eu já tinha separado um vestinho belinho azul escuro com detalhe em amarelo cheguei da ralph lauren. preciso colocar esse vestido na manuela antes que ela perca! e imaginei que era uma boa ocasião. enfim, fui colocar o vestido nela e ela vira e fala "esse não". lembrei de um papo que tinha tido com a coordenadora da creche e dei mais uma opção pra mocinha: "manuela, vc tem que escolher entre esse e esse". e ela não queria colocar nenhum dos dois. eu, já com essa mega barriga e com os hormônios alterados comecei a me irritar pq afinal o aniversário já tinha começado há 1 hora e meia e ela não estava me obedecendo...

no final das contas peguei uma blusa arrumadinha (de gola polo da tommy mega colorida) e ela quis colocá-la. aí peguei uma saia branca pra combinar e o pai conseguiu convencê-la de colocar. e assim ela foi.

hj, recebo uma ligação da nalva dizendo que ela não quis colocar o uniforme e que ela escolheu um vestido e estava se olhando no espelho e se admirando. foi até moleza pentear o cabelo dela, segundo nalva. ok, deixei ela ir para escola de vestido e pedi que colocasse o uniforme na mochila. combinei com a coordenadora que pedisse para as auxiliares para trocarem a roupa dela e soube que foi facinho facinho.

desabafei sobre essa história no meu trabalho e fui extremamente criticada: sou mole, se continuar assim minha filha vai montar em mim, etc etc etc.

conversei novamente com a coordenadora e ela disse que estou certa: não dá pra bater de frente o dia inteiro com a criança. elas estão nessa fase de querer sim e temos que ponderar aonde seremos chatas e pentelhas (ou seja, impor limites): não pode deixar ficar sem banho, deixar subir em lugares perigosos, deixar ficar sem trocar fralda...mas deixar ir com outra roupa sem ser o uniforme, ok, não tem problema. até pq, qdo chegar na creche, ela coloca. :)

domingo, 1 de maio de 2011

presente especial pra bruninha

já tinha comprado um livro pra bruninha de aniversário mas queria fazer alguma coisa especial. então na sexta mandei imprimir várias fotos fofas dela e de manuela (que só vão ficar prontas na terça) e fiz um álbum. o álbum ficou uma coisa de fofo (modéstia a parte) com direito a tag, fita de cerejas e carimbos em todas as páginas.

aqui tem uma amostra.
se quiser ver mais, tem no flickr www.flickr.com/carladart



fim de semana delicioso

depois de 4 finais de semana chatinhos (3 com manuela dodói e o último com ela se recuperando da catapora), finalmente um realmente delicioso!

primeiro que a "delícia" começou na sexta a noite qdo papai e paula (vovô nando e dinda) foram buscar manuela na creche já que eu estava presa numa reunião. a mocinha era só felicidade.



(paula ensinou manuela a falar "melhores amigas")

sábado teve dois aniversários: o da bruninha de manhã no JB e o dos gêmeos da dani no final da tarde no play. manuela se esbaldou principalmente no de bruninha (é claro, era um aniversário de 2 anos, diferente dos filhos da dani que já estão com 5!). brincaram de cabaninha, de balanço, cantaram, ouviram contação de história, e comeram pão de queijo, de batata, bolo, brigadeiro...




(aniversário de bruninha no JB)


(manuela com tia rachel no aniversário dos gêmeos - mostrando sua pulseira de massinha)

domingo fomos novamente ao JB mas dessa vez para o orquidário onde teve teatrinho do papa vento. lá encontramos com a paty querido e yula por acaso e com gábi & family. foi uma graça! manuela super interagiu com a peça, pulando, fazendo caras e bocas, prestando atenção...tava demais!

e por fim, terminamos no finde na casa das bisas. manuela simplesmente a-do-ra!

pena que acabou! tomara que a semana seja boa e que final de semana que vem seja tão bom quanto! :)