segunda-feira, 21 de outubro de 2013

rafa e a avaliação do infantil 1

sempre que recebia as avaliações de manuela, ficava pensando em postar aqui por ser um lugar onde certamente nunca iria perder. porém, ficava preocupada com o over-sharing...

hj resolvi desencanar. e vou colocar a 2a avaliacão da rafinha.
tá muito divertida!

rafaela participa da rotina com mais autonomia. hoje, já entra com alegria e entusiasmo na sala, procurando a professora e seus amigos e dando abraços. durante os conflitos, reage dizendo: "não! ai, ai, ai". ao ser contrariada, chora e reclama com seus amigos. quando eles perguntam por que ela está chorando, diz: "a Lili", apontando para a professora.

conosco mantém uma relação afetuosa. gosta de nos abraçar e beijar, demonstrando carinho, e esse sentimento é recíproco, pois nossa pequena é muito querida!

está cada dia mais ativa e participativa nas atividades em roda: adora cantar, dançar e sugerir músicas como "a baleia", "dona aranha" e "pulguinha". nesses momentos, levanta e pula com alegria. sua linguagem oral vem se desenvolvendo gradativamente e está sendo estimulada a verbalizar o que deseja, a contar fatos na rodinha, descrever objetos, entre outros. durante a atividade da caixa de figuras, mostra-se curiosa para saber o que sairá de dentro da mesma, e, ao ver o objeto, aponta com entusiasmo e verbaliza o nome. gosta de ouvir histórias e já faz pequenos comentários sobre as imagens apresentadas nos livros. sabe manusear corretamente os livros e revistas da sala.

durante a atividade do projeto "hoje tem espetáculo? tem, sim senhor!", rafaela gostou muito dos personagens, e o que mais chamou sua atenção foi a bailarina. sempre que colocamos a música, "ciranda da bailarina", de adriana partimpim, é uma das primeiras a rodopiar pela sala e levantar o pé, como se estivesse realmente dançando como uma bailarina.

no pátio, corre e brinca explorando cada espaço e brinquedo. entra e sai do túnel, balança na baleia e anda por todo o pátio com o velocípede. joga bola e chama manuela para brincar.

gosta de nos ajudar na organização da sala, separando e guardando os brinquedos e outros objetos em seus devidos lugares.

ao descer para o refeitório lava as mãos e pede papel toalha para enxugá-las, puxa a cadeira e senta. permanece sentada esperando os amigos terminarem a refeição.

durante as brincadeiras diante do espelho, identifica e nomeia as partes do corpo: cabeça, boca, nariz, bochecha, olhos e pé. dança, saltita, imita os gestos da professora e as coreografias das músicas. na atividade "brincando com panos", gosta de sentir a textura dos mesmos pelo corpo, pede para criarmos roupas e se olha no espelho para admirar. com os acessórios, não é diferente: usa fantasia, bolsa e colar, e pede ajuda para colocá-los.

gosta de atividades que envolvem massinha, giz, giz de cera, papel crepom e celofane. interessa-se em manusear os materiais, usa a imaginação e se mantém concentrada na realização das propostas.

a areia continua sendo manuseada com prazer. fica feliz quado está um lindo dia de sol e podemos desfrutar do tanque de areia, onde logo tira os sapatos e expande seus movimentos nesse local tão apreciado.

o aprimoramento dos movimentos corporais ampliou sua liberdade para explorar o meio físico, na ação de ir e vir por si própria. desloca-se com cada vez mais independência e autoconfiança nos espaços da escola, e já desce as escadas com segurança. durante as atividades dirigidas, como os circuitos, realizou a atividade do equilibrista com firmeza, boa coordenação e equilíbrio, quando colocamos uma linha reta no chão, e a criança tinha que andar sobre ela seguindo a direção, utilizando um túnel e o escorrega para concluir o percurso.

em relação às refeições, principalmente o jantar, já obtivemos avanços. há dias em que ela aceita os alimentos oferecidos no jantar. utiliza o copo e os talheres adequadamente.

nesse segundo semestre foi gratificante ver o desenvolvimento cognitivos e social de rafaela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário