sexta-feira, 29 de julho de 2011

minha pequena rafaela





não gosto muito de falar pra não mudar nada, mas vou arriscar: rafaela é uma bebê tão calminha. adora tomar banho, só chora na hora de mamar (tb, né!?!), observa as coisas ao redor...

terça fomos à pediatra com ela com 20 dias e a mocinha já estava com 3,4kg e 51 cm! êêê!!! :)

que continue crescendo com muiiiita saúde e linda linda linda! <3

mini-mocinha

manuela está cada vez mais brincando com bonecas. e conversa com elas, dá comidinha, troca a fralda, dá bronca ("você tá de bobela") = bobeira.

hj, enquanto esperava a vovô zênia terminar de almoçar pra ir pra escolinha, estava num papo danado com suas bailarinas (sim, pq agora TU-DO é bailarina) e quis levar sua barbie-ballet pra brincar. e foi assim, de bolsa e tudo. (essa bolsa fuefa foi a querida rosa que deu pra ela de aniversário)


manuela figurinha

nada como o tempo passar para as coisas irem se ajeitando. manuela está outra essa semana! já se passaram 23 dias que a rafa nasceu e manuela parece estar se acostumando com a nova rotina da casa. já não reclama mais tanto para tomar banho e para ir à escolinha, está choramingando menos, está mais obediente...

e está mais figura do que nunca!

olha as últimas dela:

1. "mamãe, a rafa vai mamar no meu peito"
2. "vovó zênia, você tá demais. vem aqui" (manuela querendo atenção da avó que estava almoçando)
3. "eu vou dançar liiinda" (agora tudo é ballet, dança e pirueta!)
4. "mamãe, você vai dumi tumigo?" (quem resiste???!?!)
5. ontem a noite depois de comer morango, perguntei a manuela se ela queria suco de laranja. ela respondeu que não e que queria "tuco de taju". "mas suco de caju não tem manuela" e ela se "enfiou" na geladeira, viu o potinho de tomate picado do almoço e falou toda feliz: "tem tomate!". e comeu todo o tomate que restava.
6. "não, eu vô nu chão" (agora só quer ir a pé pra escolinha!)
7. "mamãe, a rafa tá cholando. pega ela" (ela sempre me avisa qdo a irmãzinha tá chorando)

terça-feira, 26 de julho de 2011

ensinando o valor do dinheiro

simplesmente adoro o blog apronstrings and pretty things. tudo que a tammy faz é de um capricho só e ela ainda é uma fofa (já entrei em contato com ela uma vez). fora seus filhos, que são uma graça!

ontem vi que ela agora escreve uma coluna pra pais & filhos e achei muito legal o que ela fez com as crianças. veja aqui.

feliz dia dos avós

queridos vovó zênia, vovô nando, vovó nani, vovô nano

parabéns pelo dia dos avós!
obrigada por serem avós tão queridos, presentes, brincalhões, jovens, dispostos, alegres, preocupados, felizes, amáveis, compreensivos, companheiros, únicos, protetores, dedicados...

vocês são muito especiais!

beijo da netinha mais velha (manuela) e da recém-chegada (rafaela)
amamos vocês <3

segunda-feira, 25 de julho de 2011

eu grávida

ana liao veio me entregar hj as fotos do meu ensaio grávida. ebaaaa!!!!
foi lá no parque guinle num domingo de sol. uma delícia!!!

algumas fotitos:





sexta-feira, 22 de julho de 2011

amo muito

ouvindo Cânone em Ré Maior de Johann Pachelbel com Rafa.
amo muito...
adoro essa música, tocou no meu casamento...
é linda!
amo minhas filhas lindas <3

quinta-feira, 21 de julho de 2011

quarto pronto!

e o quarto das mocinhas está pronto!

coloquei abaixo algumas fotos que complementam as que eu já tinha postado outra vez.

as almofadas e os rolinhos são da minha amiga dani (exceto a maior com uma corujona que é da fábula), os quadrinhos são da jana magalhães e da nanda teixeira, o abajour de cogumelo veio da coisas da doris, os papéis de parede da cath kidston, o bercinho de boneca da petit retro.

tá fofo, né?! <3




estímulos para rafinha

foi assim com manuela e está começando a ser com a rafa: mesmo tão pequenininha, é hora de estimular. dr.jofre recomenda o estímulo aos 5 sentidos:

olfato = cheiro do leitinho da mamãe
paladar = leitinho da mamãe
visão = telinhas em preto e branco com desenhos para a pequena acompanhar
audição = música clássica
tato = toalha felpuda, toalha lisa; água quente e fria do banho

abaixo as telinhas q preparei pra ela. :)

ah! o cordão umbilical caiu com 13 dias e ontem ela fez 2 semanas!

terça-feira, 19 de julho de 2011

"pega a rafa, nalvinha"

hj de manhã estava brincando de massinha com manuela enquanto a rafa dormia no carrinho. a rafa fez um chorinho, dei uma levantada e falei pra manuela: "ih! a rafa chorou". manuela mais que rapidamente "ordenou": "pega a rafa, nalvinha"

eu aguento?!?!?!?!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

minhas fofuras



essa foto foi tirada no "fim" do meu niver na sexta. como vcs podem ver, minha cara não é das mais descansadas mas tb pudera...

essa é muitas vezes a forma que manuela se chega pra receber carinho, vem até o meu colinho e encosta a cabeça. nesse dia ela se encostou e disse que dormiria ali comigo. e apagou num instante com o carinho da mamãe.

terrible twos

nunca tinha ouvido falar nesse tal de terrible twos até conversar com uma amiga minha na semana passada.

na verdade só foi dado o nome à fase em que manuela está passando: nos contrariar qdo a gente diz pra ela trocar a fralda, pra tomar banho, pra colocar casaco; vontade de escolher a própria roupa...

alguns sinais de crise já haviam começado antes mesmo da rafa nascer e digamos que têm se potencializado na última semana. achei esse artigo bem interessante e acho q vale a pena lê-lo pra saber o q se passa e como lidar com esses pequenos.


De repente, aquela criança meiga e obediente, que era seu anjinho, passa a berrar, gritar, espernear diante de qualquer contrariedade. Bate, debate-se e atira o que estiver à mão para todos os lados. Choraminga cada vez que solicita algo. Diz não para tudo, resiste em seguir qualquer orientação sua, a aceitar com tranquilidade suas decisões, seja para trocar uma roupa, sair de um local, guardar um brinquedo e já não atende seus pedidos mais simples. Parece ser sempre “do contra”. O que será que está acontecendo?

A fase dos dois anos de idade é um período de grandes mudanças para a criança. Até então, ela seguia os modelos e decisões dos pais. Gradualmente, ela passa a se perceber como indivíduo, com desejos e opiniões próprias e isso gera uma enorme necessidade de tomar decisões e fazer escolhas por si. Sem dúvida, isso acaba gerando uma grande resistência em seguir os pedidos dos pais. Não é exatamente uma ação consciente da criança, mas uma tentativa de atender a esse desejo interior, a essa descoberta de si como ser “independente” dos pais.

Alguns especialistas chamam esse período de “terrible twos” ou terríveis dois anos, outros o chamam de “primeira adolescência”. O fato é que a principal característica dessa fase (que pode ir de 1 ano e meio a 3 anos de idade) é a oposição. Nosso pequeno insiste em querer exatamente o oposto do que queremos. Temos expectativas positivas e até razoáveis, mas ele insiste em dizer "NÃO!" ou simplesmente em se debulhar em lágrimas.

E o que fazer para passar por esta fase delicada sem causar prejuízos para o desenvolvimento saudável dos nossos filhos?

Tudo isso acontece porque, ao mesmo tempo em que a criança quer tomar suas decisões, ela ainda tem muitas dificuldades para fazê-lo, dado que ainda não tem maturidade suficiente. Ela discorda até dela mesma! Se você pergunta o que ela quer comer, naturalmente responde: “macarrão”. Mas quando você chega com o prato de comida ela diz: “eu não quero isso!”. Suponha que você está com pressa para ir a algum lugar. Seu filho está de ótimo humor até você dizer “preciso que você entre no carro agora”. Ele fará tudo, menos atender à sua solicitação.

É uma fase difícil para os pais e também para as crianças. É uma experiência intensa emocionalmente e repleta de conflitos, pois, ao mesmo tempo em que a criança busca essa identidade, ela não quer desagradar seus pais (por mais que isso não pareça possível).

A criança tem como dever adquirir habilidades para fazer escolhas apropriadas. E para ajudá-la nessa tarefa, ofereça a ela opções determinadas em todas as oportunidades. A criança ainda precisa da segurança de saber que não está sozinha e não tem a obrigação de saber e decidir tudo. Ele pode demonstrar frustração ao receber direcionamentos, mas ficará perdido se receber muitas alternativas, o que o deixará mais angustiado. Duas ou três alternativas são suficientes. Tenha certeza de que suas alternativas são possíveis de serem cumpridas. Quando chegar a hora de comer, ao invés de perguntar “o que quer comer?”, diga “você quer uma banana ou uma maçã?”. Isso fará seu filho sentir os limites impostos por você (dando-lhe segurança), mas ao mesmo tempo a liberdade de exercer seu poder sobre esses limites.

Paciência, firmeza e determinação ajudarão a superar essa fase.

Larissa Fonseca é pedagoga, pós-graduada em educação infantil e psicopedagogia. Especialista no Universo do Brincar pelo Centro de Estudos Filosóficos Palas Athena e em psicanálise e educação pelo Instituto de Psicologia da USP. Coordenadora pedagógica da Escola de Educação Infantil Bilíngue Tiny People.


http://www.dican.com.br/blog/blog.asp?idAut=5&idB=79

terça-feira, 12 de julho de 2011

e a rafaela nasceu! :)

rafaela nasceu no dia 06 de julho de 2011 com 2,810kg e 47cm!
parece brincadeira mas foi praticamente como o dia do nascimento da irmã: fui fazer um pips às 6h, senti uma certa super lubrificação, voltei pra cama e começou a pingar.

a diferença foi que na manuela foi uma enxurrada e na rafa foi de pouquinho em pouquinho.

esperamos meus pais chegarem pra ficarem com manuela, que ainda dormia, e saímos.

a pequena rafa nasceu às 13h45, pertinho da irmã, que nasceu às 13h47. desde cedo ela já pegou o peito super bem, então já mama desde o primeiro dia.

manuela está uma graça, super fofa e comportada.
hj tirei uma foto dessas duas princesinhas juntas.
A.M.O <3


segunda-feira, 4 de julho de 2011

demandas geradas #ferrou

esse final de semana 2 demandas foram geradas.
uma pela revista n-magazine e outra pela gábi&cia.

a da n-magazine é uma casinha sustentável feita lá nos eua. arquitetos e designers californianos criaram a casinha de brinquedo reciclável This Little Piggy's House, feita de papelão e que pode ser customizada pelas crianças. o produto está à venda no site e 5% dos lucros da empresa são doados a instituições mundiais de combate à fome infantil.

a da gábi&cia foi o patinete da foto. uma graça. e não é que as meninas já tem noção de como é que se faz?! é da suíça, próprio pra idade delas, super bem feito e o melhor, já está a venda aqui (na rozenlândia tem!).

na hora de dormir

que manuela está uma figura, isso eu não páro de repetir, mas não aguento não dar uma de chata e ficar falando isso pq ela tá demais da conta!

hj simplesmente ela vira e fala: "mamãe, vamos dormir no meu quarto lindo" (adoro! de tanto a gente falar, ela absorveu o quarto lindo e agora só chama assim!)

aí, todos os dias, antes de dormir, leio livros pra ela, e, nos últimos dias ela tem escolhido os mesmos: "ninoca vai a escola" e "o livro da toupeira".

no livro da "ninota" (como ela chama), sempre invento mais coisas e ela adora, começa a repetir e fantasiar junto. e no livro da toupeira, praticamente formamos uma dupla. eu pergunto: "pombo, foi vc que fez cocô na minha cabeça?" e ela responde com a vozinha mais fofa do mundo: "eu? imagiiineee". hj pedi pro renato ficar perto da porta pra ouvir e ele não se aguentou, amanhã vou pedir pra ele gravar essa cena. é impagável!

mas hj não parou por aí. a gente sempre combina de ler dois livros e depois dormir. ela sempre enrola, enrola, rola, rola...

e daí que ela se virou de costas pra mim, colocou a mãozinha como se estivesse falando no telefone e falou o seguinte (juro por Deus!):
- oi papai, tudo bem?
- tudo
- tô na caminha, vou mimir
- é, vc não chegou, que pena
- a dinda foi tabaiar
(...) não lembro do resto, mas acho que até aí já dá pra ver o qto foi engraçado e como tive que me segurar pra não cair na gargalhada!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

e cheguei ao 9º mês

esse comentário parece besta mas estou feliz por ter chegado ao 9º mês. o motivo é que manuela nasceu de 8 meses quase 9. nasceu de 36 semanas e 5 dias. foi quase lá, mas foi de repente, deu susto! mas graças a Deus a mocinha já estava pronta:
apgar 9/10, 2 horinhas só de incubadora, apenas 2 dias de maternidade. tudo certinho!

ontem entrei na 37ª semana e na quarta tive consulta com minha querida obstetra que me disse no final "rumo aos 40". será!?

bem, a lua virou hj. passou a ser lua nova. e nada! ok, não estou com pressa. amanhã tem comemoração do aniversário de uma amiga, a babá começou essa semana, os rolinhos do berço da rafa ainda vão chegar, ainda preciso colocar em ordem algumas coisas no trabalho, segunda tem ultra + cardiotocografia...

a próxima lua vira no dia 15. e esse é o dia do meu aniversário e do meu avô fernando. será lua cheia. será?!

tem bolão lá na agência. a maioria acha que nasce entre quinta/sexta. vamos ver!

sei que a rafa adora ficar no lado direito da barriga. volta e meia minha barriga tá toda tortinha. e se mexe, e mete o pezão, e bate lá embaixo como quem fosse sair. a mocinha tá posicionada com a cabeça lá pra baixo e a mesma já está mais baixa que semana passada.

estou bem, só sinto cansaço de vez em quando, estava tendo dificuldade pra dormir mas voltou ao normal. nesses últimos dias estou com azia (argh!). adoro estar grávida, só sinto falta de rolar de um lado pro outro brincando com manuelinha. aliás, ela hj meteu o cotovelo na barriga. pobre rafa! mas foi sem querer, tadinha. depois ela encheu de beijinhos.

ah! e hj ela fez uma coisa tão fofa! eu estava no sofá recostada, ela botou a cabecinha na minha barriga, deu uma abraçadinha e falou "minha rafinha". ownnnnnn

tô louca pra ver essas duas juntas. <3