sexta-feira, 7 de maio de 2010

candidíase no seio

algumas amigas minhas que tiveram filho recentemente me ligaram neste último mês com a mesma "reclamação": estão com candidíase nos seios. eu não sou médica, mas como tive a mesma coisa quando Manuela era bem pequena, acabei contando para minhas amigas grávidas para que elas saberem que isso existia.

no caso delas, elas tiveram logo no 1º mês de maternidade, muito mais comum do que o meu caso, que foi qdo a pequena tinha uns 3 meses e meio. a minha vantagem de ter tido mais tarde foi que eu cheguei a ter prazer na amamentação antes de sofrer horrores com isso, portanto, para mim, parar de amamentar era uma opção quase impossível.

bem, a candidíase (fungo nos seios) é bem diferente na mastite. ela pode levar à mastite porque vc não consegue amamentar tanto e aí seu leite pode empedrar e você ficar de cama, igualzinho quando você tem uma gripe horrorosa, com direito a febrão e tudo.

uma das principais diferenças é que, com a candidíase, seu peito fica cheio de feridas, coça absurdamente e dá umas pontadas horríveis parecendo que estão te enfiando uma faca.

o tratamento normalmente é feito com nistatina. com o medicamento tanto nos seios quanto na boquinha do neném-pós-mamada, mesmo que ele esteja com a boca limpa, ou seja, sem "sapinho". nos casos mais "punks" toma-se fluconazol. mas, o principal remédio é muito sol nos seios. é claro que não nos piores horários. por que isso? quanto mais luz, melhor, porque o fungo gosta de lugar abafado e escuro.

então, é muito importante:
- tomar muito sol nos seios
- quando possível, deixá-los livres (com a janelinha do sutiã aberto)
- não usar "absorvente", concha ou pomadas nos seios (lancinor, etc)
- na troca de fralda, sempre lavar as mãos, antes e depois
- trocar o sutiã todos os dias e, de preferência, colocá-los para ferver
- ter muita paciência, porque demora mesmo para "sarar" (no meu caso, foram 2 meses de melhoras e pioras), mas vale muito a pena todo o sofrimento quando você vê que seu filho está mamando (a minha foi até 1 ano)

aqui no RJ, o banco de leite humano do instituto fernandes figueira me ajudou muito já que elas são especialistas no assunto. todas são extremamente atenciosas e boas profissionais.

o endereço e telefone de lá são: Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2554-1703

3 comentários:

  1. Adorei o post!
    Não tive candidíase mas já vi uma conhecida relatando. Dizem que dói muito mesmo.
    Super esclarecedor.

    Manu mamou até 1 ano é? que legal!
    Arthur continua no peito. Nào tem dado sinais ainda de que vai desmamar tão cedo. Vamos ver até onde vamos! :)

    bjs
    Flávia

    ResponderExcluir
  2. estou com candidiase ja faz qse 2 meses ta dificil, mas sou persistente adorei as dicas vou tomar esse fuconazol e ver se melhora

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com candidiase já faz duas semanas parei de dar o peito, não aguento de dor...será que posso usar nistatina óxido de zinco nos seios ?

    ResponderExcluir