domingo, 30 de maio de 2010

o pior de ficar doente no fim de semana é não poder dar atenção pra sua filha direito apesar de estar morrendo de saudades e o dia lá fora estar lindo. oh dó! :(
tudo bem, quinta-feira é feriado e estarei recuperada pra aproveitar muito com a pequena! :)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

all i really need to know i learned in kindergarten


quando fomos aos eua um pouco depois de casarmos, comprarmos um poster (para virar quadro) logo que chegamos a são francisco. engraçado que não tive dúvida em comprá-lo e pensei em colocar no quarto do meu futuro filho.

bem, o quadro está pronto e pendurado, mas no escritório, e não no quarto de manuela por falta de paredes disponíveis. mas isso não impede que ela veja e que a gente repita pra ela o q realmente vale a pena na vida e o q temos que aprender para levar para sempre.

simplesmente adoro o que está escrito nele:

"All I really need to know about how to live and what to do and how to be I learned in kindergarten. Wisdom was not at the top of the graduate-school mountain, but there in the sandpile at Sunday School. These are the things I learned.

Share everything. Play fair. Don't hit people. Put things back where you found them. Clean up your own mess. Don't take things that aren't yours. Say you're sorry when you hurt somebody. Wash your hands before you eat. Flush. Warm cookies and cold milk are good for you. Live a balanced life-learn some and think some and draw and paint and sing and dance and play and work every day some.

Take a nap every afternoon. When you go out into the world, watch out for traffic, hold hands, and stick together.

Be aware of wonder. Remember the little seed in the styrofoam cup: The roots go down and the plant goes up and nobody really knows how or why, but we are all like that.

Goldfish and hamsters and white mice and even the little seed in the Styrofoam cup-they all die. So do we.

And then remember the Dick-and-Jane books and the first word you learned-the biggest word of all - LOOK.

Everything you need to know is in there somewhere. The Golden Rule and love and basic sanitation. Ecology and politics and equality and sane living.

Take any of those items and extrapolate it into sophisticated adult terms and apply it to your family life or your work or your government or your world and it holds true and clear and firm. Think what a better world it would be if all--the whole world--had cookies and milk about three o'clock every afternoon and then lay down with our blankies for a nap. Or if all governments had a basic policy to always put thing back where they found them and to clean up their own mess.

And it is still true, no matter how old you are-when you go out into the world, it is best to hold hands and stick together." Robert Fulghum

parabéns de 1 ano e 2 meses! :)

a diferença entre um mês e outro nesta idade é incrível! como mudam!
manuela aprendeu a mandar beijo, a falar aave (árvore), a correr mais rápido, a procurar e apontar o umbigo alheio, a abraçar duas bonecas simultaneamente, a imitar os outros rapidamente...aliás, ela está há 2 dias no kid 1 e já está com algumas novas manias. a de hj foi "se jogar" no chão pra deitar de barriga pra cima e começar a rir - exatamente o q seus amiguinhos mais velhos estavam fazendo ontem enquanto eu estava lá fazendo a adaptação.

parabéns, minha pequena!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

férias 3


esse post deveria ter sido o 1º de férias, mas ok.
avião com criança não é um bicho de 7 cabeças. é importante dar de mamar (peito ou mamadeira) no pouso e na decolagem - e com isso fatalmente eles dormirão durante um tempo. outra coisa: é de extrema importância conseguir a primeira fileira, como isso, eles têm espaço para brincarem no chão do avião.

eu, toda medrosa, fui comentar com outra mãe de um bebê de 1 ano e 4 meses, que estava meio assim de viajar de avião e ouvi: "ah, relax, a gente já foi pra europa e pros eua com ele. agora estamos indo pra noronha". vivendo e aprendendo.

casa de festas


descobri no aniversário do meu vizinho de 3 anos que nem todo aniversário em casa de festas é uma loucura barulhenta. a espoleta tem vários brinquedos tanto para bebês quanto para maiores. se vc pedir pra não por música alta, eles não põem. o buffet é super gostosinho, me esbaldei de comer salgadinhos e comidas-de-festa-infantil. enfim, a imagem que eu tinha de casa de festas melhorou sensivelmente.

nova adaptação

hj a pequena começou a adaptação na sua nova turminha (mais conhecida como maternalzinho), o kid 1. minha querida mãe a levou para a creche e fui lá encontrá-la para fazer a adaptação à nova sala, professora, amiguinhos.

assim que cheguei, maria luísa (amiguinha de manuela do júnior) disse: "manuela tá no kid!".

a pequena já estava amarradona brincando com os brinquedos da nova salinha. estava ela e a professora (e minha mãe que assim que cheguei foi embora). as amigas de manuela (as mais velhas, do júnior) estavam no parque e ficaram subindo na janela pra verem o que ela estava fazendo. o resto foi o de sempre ("manu", "deixa eu ver a manuela", "traz ela aqui"), exceto pela hora em que a sofia falou: "boa sorte, manuela". gente, que coisa mais fofa! até a professora achou demais.

aos poucos os coleguinhas foram chegando na salinha e começando a brincar. o engraçado é que eles fizeram uma rodinha em volta de mim já que eu estava brincando com a manuela e eles começaram a brincar junto. até ninar boneca eles ninaram. ô delícia.

jardim botânico e lagoa


manuela na lagoa


manuela no JB

o RJ é uma cidade privilegiada por ser uma cidade linda e com tantas coisas ao ar livre, porém, nem todas são bem cuidadas. pra falar a verdade, a maioria.

semana passada voltamos no maravilhoso jardim botânico. além de um café delicioso (o café botânica), lá é limpo e bem preservado. sim, é pago. e tb tem patrocinadores.

fomos à lagoa neste lindo domingo de sol, e, diferente dos brinquedos bem conservados (e que inclusive estavam sendo pintados) do JB, tudo é meio acabado e sujo. tinha de tudo ali: de resto de quentinha a embalagem de jontex. tudo isso no parquinho da lagoa. sinceramente, um dos cartões postais do RJ ser tratado assim é uma vergonha.

resultado: ficamos dependentes de lugares pagos como o JB ou de particulares como é o caso da Casa de Rui Barbosa ou do Instituto Moreira Salles.

bem, tirando a parte "desabafo", a pequena fica "como pinto no lixo" em qualquer um dos lugares. a diferença é com a gente mesmo que fica mais "a vontade" em um e no outro fica meio freak.

foram lindos dias! :)

comentários no blog

hj duas amigas fofas do meu trabalho vieram me falar que estavam tentando deixar comentários no blog e eu proibi! aimeudeus! sou uma burrinha mesmo e não configurei isso. pronto! agora já pode deixar que eu já autorizei, ok?! falha minha ;)

sábado, 22 de maio de 2010

cena engraçada

estávamos no zona sul e manuela começou a apontar e falar "uouo" (vovó). a gente não estava entendendo nada até ver que ela estava apontando para uma moça que estava de costas na fila. ela confundiu com a avó por causa do cabelo. fez a gente ir até lá pra conferir e qdo chegou perto fez "cadê" com as mãozinhas. hahahhahaha achei incrível!

novidades

durante a viagem, a pequena começou a falar árvore, é claro, na língua dela: aave. fofa! agora não pode ver uma árvore na rua que começa a repetir: aave, aave. :

ela tb aprendeu a mandar beijo com as mãozinhas. gostosa! coloca uma ou as duas de uma vez.

hj ela falou uva. ela ADORA comer uvas. eu estava guardando as compras na geladeira e ela se meteu. e começou: ah ah ah ah. perguntei: o que vc quer? e ela: uva.
aiiiiiiiiiiiiiii

ah! ela tb está falando não: nan. e balança a cabecinha junto.

auauauauauauau

manuela não pode ver um cachorro que sai "correndo" atrás. foi assim na cobal ontem a noite e hj na rua. se deixar, ela vai embora. e falando: auauauauauauauauauauauau

quinta-feira, 20 de maio de 2010

havaianas, as legítimas


nada contra as outras marcas de chinelos para babies, mas, as havaianas calçam bem melhor e com isto eles conseguem ficar calçados.

manuela ganhou chinelo da lilica&ripilica. fofo demais! coloquei e ela não durou 10 minutos e já tirou...tentei mais uma vez e não rolou. pensei: bebês devem ficar incomodados com chinelos.

coloquei na mala 3 pares de sapato: 1 havaianas, 1 sandália, 1 babu uabu fechado. testei as havaianas e não é que ela ficou?! enfim, usei todos os dias e cheguei à seguinte conclusão: ela usa a havaianas e não a lilica&ripilica por causa do espacinho que fica entre os dedos. o das havaianas é bem fininho então não incomoda...já o da outra...

aí vai a prova!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

férias 2


pra mim, uma das coisas mais importantes é estar num hotel com estrutura. ficamos no summerville de muro alto. adoramos! vale muito a pena.

lá tem uma estrutura muito legal pra bebês:
baby room - sala com cadeirões onde vc mesma pode preparar o lanchinho ou qq outra coisa do baby. tem frutas e farináceos disponíveis (incluído na diária). tb tem todo o aparato para esterelizar mamadeiras, fazer vitaminas, etc.

baby club - sala para crianças de 0 a 3 anos. lá os pais podem ficar com seus babies brincando ou "reservar" uma baby sitter para ficar com ele durante um tempo: R$ 12 a hora.

clubinho - espaço com brinquedos para maiores de 3 anos. apesar de só ter 1 ano e 1 mês, a pequena se amarrou no espaço e brincou a beça lá nos carrinhos, casinhas e arrastando cadeiras pelo salão.

além disso, tem as piscinas, o gramado, o lobby do hotel que é praticamente uma pista de corrida, os "tios" que são uns fofos. :)

férias 1



nada como estar de férias, não existe nada melhor no mundo do que isso.
que dirá quando estamos viajando com nossa família, e no meu caso, meu marido e minha filhota. delícia!

essa foto foi tirada na praia de muro alto, porto de galinhas. definitivamente o nordeste é um paraíso. que dirá para bebês e crianças!

manuela se esbaldou na praia, que, diferente do rj, ela podia andar livremente e ficar solta na água. praia de águas calmas e quentinhas. just perfect!

terça-feira, 11 de maio de 2010

notícias da creche

segundo as berçaristas, a pequena ontem ficou brincando de bambolê. rodava ele e quando ele caía no chão, continuava balançando o corpinho. posso com isso??!?

chegando na creche pós-almoço-e-depois-de-ter-ficado-acordada-toda-manhã:
meninas do júnior 3 (média de 4 anos):
- manuela chegou!
- manu, manu

eu disse q ela estava dormindo
mirandinha disse:
- ai, que cute-cute! (e colocou as mãozinhas juntas e embaixo da cabecinha mostrando pras amigas que elas estava dormindo)
luisa loira:
- posso fazer carinho?
claro q deixei, né?! são todas umas fofas com minha filha.
maria luisa:
- posso fazer carinho na cabeça?
- por que ela tá dormindo?
- você vai colocar ela no colchãzinho do berçário?


gente, adoro essas meninas! :)

como se distrair com pouco

manuela adora folhas. gosta das grandes, das pequenas, das fininhas, das grossas.
fica horas brincando e se distraindo com elas. e tem um carinho por elas que é fofo demais. aliás, natureza é uma coisa que ela gosta bastante!

estávamos no parquinho e tinha uma menina de 3/4 anos com um caderno de desenho e um estojo cheio de canetas e lápis. no início, manuela estava tímida. meio que ficava olhando pra saber se podia mexer. bem, resultado: ficou brincando de tirar TO-DOS os lápis e canetas de dentro do estojo. e, é claro, ficou rabiscada de canetinha pela 1a vez na vida.

papapa

papa quer dizer várias coisas:
- papai
- comida (ou papá)
- sapato
- passarinho, pombo (esses eu descobri hj qdo estávamos no parquinho do prédio do tio léo e ela apontou loucamente para os pombos e passarinhos e ficou "papapapapapapapapapapapapapa")

férias :)

hoje entrei de férias por 2 semanas.

como é bom ficar com a minha pequena!

cada vez mais tenho certeza de que o ideal era que todas as mães - pelo menos até o filho completar uns 8 anos - trabalhassem apenas meio período. assim poderíamos ficar mais tempo com eles, acompanhar mais de perto seu desenvolvimento e dar mais carinho e amor!

domingo, 9 de maio de 2010

festa de aniversário

sempre quis comemorar o aniversário de 1 ano da pequena mas nada muito megalomaníaco. resultado: chamamos a family e os amigos mais próximos e amiguinhos de manuela que acompanham a nossa jornada.

pra mim, nesta idade, o melhor é fazer no play mesmo. assim vc consegue customizar, deixando tudo do jeito que vc quer.

assim foi o da pequena no final de março.

o tema foi ela mesma e "seu mundo". "brifei" a ilustradora jana magalhães (http://www.janamagalhaes.com/2010/01/22/docura-expressiva-manuela/) e ela fez o desenho que serviu de identidade visual da festinha.
a ilustração estava presente nos convites (layout Vivi Pepe e encadernação com tecido Carla Dart - eu): http://www.flickr.com/photos/carladart/4388845854/
nos bottons: http://www.flickr.com/photos/carladart/4388847072/



nos tags das lembrancinhas, no painel. tudo customizado! :)

tinha balão com a foto dos convidados pendurada. eles ficavam voando e cada um podia pegar sua foto para levar de lembrança.


fiz os painéis de fotos dela, cada um com uma estampa diferente; minha avó fez os saquinhos dos brindes.

a animação da festa foi condizente com a idade da aniversariante e seus convidados: música só de violão e várias brincadeiras diferentes - dos brinquedos de madeira ao teatro de fantoches.

sinceramente não ia chamar fotógrafo já que meu pai é craque na coisa! mas, me falaram que TEM QUE TER! enfim, chamei e amei!

fica aqui a dica do que indico:
animação - Panos pra Manga
http://www.panospramanga.com/
buffet, bolo, bolas - Trampolim
http://www.trampolimfestas.com.br/
fotografia - Ana Liao
http://liaofotografia.blogspot.com/2010/04/manuela-1-ano.html
doces - Fabiana D'angelo
http://www.docesdangelo.com.br/indexh.asp

feliz dia das mães!



parabéns a todas as mamães pelo dia de hoje!
:)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

candidíase no seio

algumas amigas minhas que tiveram filho recentemente me ligaram neste último mês com a mesma "reclamação": estão com candidíase nos seios. eu não sou médica, mas como tive a mesma coisa quando Manuela era bem pequena, acabei contando para minhas amigas grávidas para que elas saberem que isso existia.

no caso delas, elas tiveram logo no 1º mês de maternidade, muito mais comum do que o meu caso, que foi qdo a pequena tinha uns 3 meses e meio. a minha vantagem de ter tido mais tarde foi que eu cheguei a ter prazer na amamentação antes de sofrer horrores com isso, portanto, para mim, parar de amamentar era uma opção quase impossível.

bem, a candidíase (fungo nos seios) é bem diferente na mastite. ela pode levar à mastite porque vc não consegue amamentar tanto e aí seu leite pode empedrar e você ficar de cama, igualzinho quando você tem uma gripe horrorosa, com direito a febrão e tudo.

uma das principais diferenças é que, com a candidíase, seu peito fica cheio de feridas, coça absurdamente e dá umas pontadas horríveis parecendo que estão te enfiando uma faca.

o tratamento normalmente é feito com nistatina. com o medicamento tanto nos seios quanto na boquinha do neném-pós-mamada, mesmo que ele esteja com a boca limpa, ou seja, sem "sapinho". nos casos mais "punks" toma-se fluconazol. mas, o principal remédio é muito sol nos seios. é claro que não nos piores horários. por que isso? quanto mais luz, melhor, porque o fungo gosta de lugar abafado e escuro.

então, é muito importante:
- tomar muito sol nos seios
- quando possível, deixá-los livres (com a janelinha do sutiã aberto)
- não usar "absorvente", concha ou pomadas nos seios (lancinor, etc)
- na troca de fralda, sempre lavar as mãos, antes e depois
- trocar o sutiã todos os dias e, de preferência, colocá-los para ferver
- ter muita paciência, porque demora mesmo para "sarar" (no meu caso, foram 2 meses de melhoras e pioras), mas vale muito a pena todo o sofrimento quando você vê que seu filho está mamando (a minha foi até 1 ano)

aqui no RJ, o banco de leite humano do instituto fernandes figueira me ajudou muito já que elas são especialistas no assunto. todas são extremamente atenciosas e boas profissionais.

o endereço e telefone de lá são: Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2554-1703

ninando bebês

ontem uma das berçaristas me contou que Manuela ninou uma de suas amiguinhas no bebê conforto. a Ana Letícia estava deitada, ela foi lá balançá-la. quando sua amiguinha tentou levantar-se, ela cuidadosamente (segundo as berçaristas) a colocou de volta para niná-la novamente. agora suas amiguinhas são suas bonecas.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

sala nova

hj quando cheguei na creche, ao invés de me abraçar ou falar comigo, ela deu meia volta. era só pra eu segui-la pra ver sua "nova sala". fofa, né?!

biscoito

ontem abri um pacotinho de biscoito waffle recheado com doce de leite assim q cheguei da creche com a pequena. e não é que ela quis tb? pediu e comeu. e dividiu o pacote todo comigo. acho que o maizena já era...(explicando, antes ela adorava biscoito maizena, depois, passou a comer um tasquinho e a jogar no chão o resto.

testei tb biscoito no formato de bichinhos. no 1º dia, ela adorou! no 2º já passou a colocar os bichinhos no potinho. virou brincadeira. :)

hj meu pai, vô fernando de manuela, chegou aqui com biscoitos diferentes. ela provou um deles (um redondo, acho q de leite) e se amarrou. a pequena já gosta de variedade. mesmice enjoa, né!?

terça-feira, 4 de maio de 2010

quase kid

minha pequena está na creche desde os 6 meses durante o período da tarde até fechar (19h). ela entrou no berçário, baby 1, está no baby 2 desde que começou a engatinhar, e agora está prestes a virar gente grande. tá quase descendo pro kid 1, quando começa a escolaridade (não vou aguentar Manuela de uniforme...).

desde a semana passada estão descendo com ela pra ir se ambientando e a novidade é que agora, todos os dias, depois do jantar, ela fica ansiosa querendo descer logo!

hoje quando fui buscá-la me falaram que quando acabou o jantar ela foi tratando de pegar seus sapatos. claro, né?! lá embaixo tem que ficar de sapato. :)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

voltamos pra natação

hoje voltamos a fazer aula de natação. sim, mães (ou pais) têm que entrar na piscina com o bebê já que a aula não é particular. Manuela entrou com 10 meses e estranhou muito as primeiras aulas. depois se soltou. hj já usa "seus ensinamentos" na hora do banho fazendo bagunça = jogar água pra cima e em mim, e baixa a cabeça pra fazer "bolhinha".

ficamos paradas 1 mês pq primeiro ela ficou doente, depois eu, depois ela tomou vacina, enfim, o suficiente pra voltar a estranhar. mas é bom estar de volta. :)
daqui a pouco ela acostuma de novo.

roupa de menina

sempre que eu ouvia as pessoas falando que os filhos escolhem suas roupas desde pequenos eu achava uma besteira...como é que pode eles escolherem a roupa tão pequenos?! bem, Manuela ainda não vai até o armário e escolhe a roupa que vai vestir, assim como não escolhe na loja (ainda!), mas ela já sabe muito bem a roupa que ela NÃO quer vestir!

definitivamente desisto de colocar aqueles vestidos lindos de boneca-com-casa-de-abelha. ela ganhou alguns e morro de dó de nunca usá-los...bem, ontem tínhamos um aniversário e lá fui eu insistir mais uma vez em colocar o vestido lindo q meu irmão deu pra ela. ficou uma meia hora com ele e começou a puxar...não deu. tive que tirar.

troquei por um mais simples e pronto! adorou. :)
acho que ela é que nem a mãe.


esse foi o vestido que ela "puxou"




esse foi o que ela ficou

manuela abraçando a zouzou



já falei da mania deliciosa de Manuela de abraçar coisas-que-ela-acha-especiais. essa é ela abraçando a zouzou. esse fim-de-semana ela abraçou até seu livrinho.

ipa bebê vs baixo bebê

o ipa bebê fica em fte à Joaquim Nabuco, ao hotel Fasano, ... fica na areia mesmo, cheio de brinquedos de plástico (cavalinhos, casinhas, escorregas, trepa-trepa) e sua principal vantagem: é coberto! ou seja, vc curte a praia num horário bom (piscinha e etc) e depois daquela ducha e troca de fralda básica, fica no "parquinho". Manuela se esbaldou lá. e se cansou tb! dormiu adoidado depois. :)

o baixo bebê fica no Leblon, no posto 12. tb é legal, tem vários brinquedos, porém, menos q o ipa bebê, e, infelizmente não tem toldo ou algo parecido.


manuela no baixo bebê