sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

quase tchau pra 2011. e que 2012 seja tão lindo quanto!

e estou de volta aqui quase no último dia do ano. sim, pq a semana passada foi meio loucura e essa semana tb. semana passada manuelita teve amigdalite daquelas bem chatinhas e rafaela teve sua primeira febre no dia 24/12. :( ah! e eu, é claro, tb acabei com uma baita gripe. enfim, estamos todos sãos e salvos, prontinhos pro ano que vai chegar por aí.

e 2011 foi um ano pra lá de especial.
tão intenso, parece tão longo mas ao mesmo tempo parece que passou tão rápido.
foi o ano em que viajamos pros eua com manuelinha e minha irmã e foi tudo tão lindo.
o ano em que manuela foi de bebê pra menina. de poucas palavras pra frases inteiras.
de quase nenhum vocabulário até começarem os "porquês".
em que manuela passou a gostar de ver dvd's, em especial a ratinha angelina ballerina e com isso, quis ver e rever infinitas vezes pra poder decorar cada fala, cada música.
em que ela foi mais vezes ao teatro, até se apaixonar pelos saltimbancos e pedir mil vezes a gatinha.
em que ela aprendeu a mexer no ipad. e que começou a fazer capoeira e ballet.
o ano em que virei mãe de duas e isso só me faz mais feliz e completa. rafaela chegou para alegrar ainda mais nossas vidas.
um ano em que aprendi a amar ainda mais meus pais. seria isso possível??!
e que resgatei toda cumplicidade que tenho com minha irmã.
e que aprendi que o que é nosso está guardado e que Deus sabe o que faz, é só a gente ter paciência.
um ano de mudanças e de muitas alegrias.
e que a gente vê que ela só se multiplica quando a gente quer mesmo é ser feliz.
que 2012 seja um ano tão especial quanto esse que passou.
a pena é que não poderei estar tão próxima às minhas filhas como fiquei nesse 2º semestre, já que o que era doce, já já vai acabar...mas eu amo muito vocês, minhas pequenas. meu coração está com vocês o tempo todo.

muita saúde, amor, paz e felicidade para todos nós em 2012.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

rafaela risadinha



coisica mais gostosa do mundo dando risadinha pra mamãe.
<3

lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

domingo foi a apresentação de final de ano da escolinha da manuela. sim, a gente tem que se desdobrar pra chegar lá pontualmente às 8h30, tirar foto e deixar a pequena em companhia das demais crianças da turma pra "concentração". o que parece um stress, no final das contas só deixa lembranças gostosas.

e esse ano foi mais especial. foi mais especial pq a manuela foi linda linda. dançou muito direitinho, fazendo cada passinho, super concentrada e feliz. pq ela estava realmente feliz e a vontade dançando o "bate o pé" de portuguesinha.

ela ensaiou bastante na escolinha e em casa tb. caçava os adultos e fazia deles seus alunos para ensaiar a dança. ela era a professora. ligava a música e tudo na parede (som imaginário). e vendo depois a apresentação, dá pra ver que ela ensaiou com a gente direitinho.

ai como é linda essa menina...

"quand je serai grand je serai maman"


a cena de ontem foi impagável!

manuela sentou na cadeira de balanço com sua boneca e com a almofada de amamentação, se ajeitou na cadeira e, colocou a mão no "peito" pra ver em qual deles ia colocar a "filha". (minha forma de ver que peito está na hora de dar é ver qual está mais pesado, ela IMITOU isso).

muito fofa! olha a cara de gaiata!
(é por isso que fico com a máquina a postos sempre)

primeira papa "salgada"


e hoje foi o primeiro dia que a rafa comeu papa "salgada" (está entre aspas pq não leva sal!). e não é que ela gostou e comeu super direitinho??!?? não colocou nenhuma vez pra fora, não cuspiu...uma gracinha!

e de manhã ela tomou suco de melancia, adivinha...no copo! sim, pq ela não gosta de mamadeira. cada vez que eu parava de dar ela se aborrecia e brigava comigo!

:)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

5 estrelinhas pra minha menina

nunca tinha colocado aqui o relatório do colégio de manuela que chega semestralmente. sempre só mandava pros avós, mas acho que aqui é uma forma de mantê-lo "bem guardado" e onde certamente manuela o achará com facilidade.

muito orgulho da minha pequena manuela.
te amo.

O segundo semestre foi um período em que nossos aprendizes venceram grandes desafios. Manuela nos surpreendeu com o seu desenvolvimento oral e sua autonomia. Parabéns, princesa!

O desfralde de Manuela foi um grande sucesso. Nossa menina conseguiu utilizar o vasinho com facilidade e só deixou escapar o xixi poucas vezes. Toda dia, ao chegar à sala de aula, pede a professora para ir ao banheiro. Que mocinha linda!

Neste período, observamos que nossa pequena já consegue realizar as trocas de brinquedo com mais facilidade. Prestativa e solidária, Manuela se preocupa com os seus amigos. Quando acontece alguma coisa com o colega, Manu vem correndo falar com a sua professora para explicar o ocorrido. Quando está brincando com algum brinquedo e seu amigo se interessa pelo mesmo objeto, nossa pequena não se importa em emprestar o brinquedo. Quanto amadurecimento!

Manuela adora realizar todas as atividades propostas. Ela sabe aguardar a vez e, quando percebe que está demorando para ser chamada, nos diz: “Luciana, eu ainda não fui!”. Ao respondermos que já está chegando a sua vez, concorda e espera pacientemente. Parabéns, Manu!

Nossa menina conseguiu realizar as atividades propostas com muito sucesso. Organiza os elementos por cor, tamanho e forma com tranquilidade e completa o esquema facial sem nenhum elemento de referência. Manu recebe o rosto em branco e consegue completá-lo com muita facilidade. Estamos muito orgulhosas!

Adoramos participar deste período da vida de nossa querida Manuela. Nossa princesa nos encheu de alegria todos os dias ao longo deste ano.
A saudade de nossa aprendiz será grande! Porém, sabemos que esta foi apenas a primeira etapa de muitas em sua vida escolar. Desejamos muitas felicidades e realizações para a nossa querida Manuela.

Um grande beijo,
Luciana, Érica, Natália e equipe Aprendiz.

pintinha molhada


essa é a rafa depois do banho.
gostosa gostosa.
<3

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

aniversário e lembrancinha fofos

gosto bastante da casa de festas "quintal" aqui em botafogo. o aniversário da luísa, que era daqui do prédio, foi lá! e pra variar estava tudo lindo já que sua mãe, a taís, é super cuidadosa.

o bolo era lindo, os enfeites e a mesa estava uma graça! nela e nas lembrancinhas tinha um monte de coisinha de feltro feitos pela mãe e pela sogra dela: brigadeiro, cookie, biscoito, bolinho...tão fofo.



manicure


ultimamente acabei me rendendo ao esmalte infantil (aquele que sai com água) já que numa festinha manuela pintou as unhas com esmalte "de verdade".

qdo a gente corta a unha dela, pintar a unha é um super incentivo. o ótimo é que sai logo depois! e sempre que a gente pinta a unha dela, ela tb quer pintar a nossa. dessa vez ela pintou a minha, da ana e da déia (na foto!). olha que concentração!

lindas de chapéu

minhas duas bonequinhas de chapéu essa semana qdo a gente foi pro parquinho!
o sol tava de rachar! ui!

olha que gostosas!


meu primeiro dentinho está saindo!

hoje, dia 16 de dezembro (5 meses e 10 dias), apareceu a primeira pontinha de dente da rafa! :)

quem viu foi a ana, a babá. e como diz a tradição, ela disse que vai comprar alguma coisa branca pra ela.

parabéns, rafinha!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

minha menina está crescendo

meu pai foi buscar manuela hj na escolinha e minha mãe tb ia, mas acabou não indo. isso foi motivo pra ela pedir pra ir pra casa da avó zênia. arrumei a bolsinha e ela foi. ela foi e ia voltar, mas ligou pedindo: "mamãe, eu pode dumi ati?".

fazer o que, né?! sei q é ridículo dizer isso mas a sensação é total de vazio...vou dormir agora e não coloquei minha pequena manuela pra dormir...estou com saudades. falei com ela no telefone. e na hora que pedi pra falar de novo sabe o q ela disse?!?! "mas eu já falei!"

ok, vou dormir.
boa noite, minha princesa.
mamãe, papai e rafa estão com saudades de vc.
<3

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

o jardim botânico é maior que o parquinho



e aí que nesse último final de semana o parquinho do jardim botânico estava insuportável. uma zoada só. isso serviu pra gente fazer uma coisa que sempre tínhamos vontade mas nunca fazíamos pq as meninas adoram o parquinho, saímos em busca de novas "aventuras" e brincadeiras.

simplesmente começamos fantasiando "comprinhas" em cada árvore ou arbusto. manuela e bruninha estavam com seus dinheirinhos de mentira e manuela com sua bolsa rosa. duas figurinhas.

depois tia gábi achou uma árvore com um buraco no meio. então, as meninas ficavam de um lado pro outro e tb faziam de casinha. umas graças!

meu amigo matheus


e esse dia da foto foi o último dia desses dois juntos no parque. esse é o matheus. amigo da manuela da escolinha e companheiro (agora ex) de casa de rui. como ele agora vai pra creche mais cedo, eles só vão se encontrar mais tarde.

manuela adora ele. fala muiiiito desse amigo. ele é um querido mesmo. uma graça de menino. super educado. ela diz que vai casar com ele (como se soubesse o q é isso!).

e eles brincavam de catar folhinha juntos.
de correr.
de fazer comidinha.
de bola.
de carros.
de contar história.
e iam sempre embora juntos. tinham que ir de mãos dadas até o portão.

<3

5 meses da rafa

na terça a rafa fez 5 meses! eba! parabéns! como o tempo passa rápido...
é, o triste é que fazer 5 meses tb significa que daqui a pouco a mamãe volta a trabalhar...mas não vamos falar sobre isso.

bem, com 5 meses a rafa:
1. começou a comer frutinha. experimentou até agora banana, maçã, mamão e pêra. parece que a preferência da mocinha é por mamão. maçã ela não deu a mínima.
2. além da frutinha, que está treinando comer com a colher (bota pra fora, bota pra dentro...), continua só no peito da mamãe. a verdade é que a mamãe até tentou dar uma mamadeira com suco de laranja lima mas a mocinha não quis de jeito nenhum. morde a mamadeira, fica com raiva e empurra.
3. já chupa chupeta. aliás, como isso é uma maravilha. desse jeito ela passou a não chorar mais no carro! é claro que na falta da chupeta, vão os dedos para a boca!
4. começou a pegar o pé. antes pega o joelhinho e depois o pé. que linda! e acha a maior graça nisso.
5. já reclama por atenção qdo não estão conversando com ela ou qdo fica muito tempo sozinha.
6. seu cabelinho está crescendo. e tem horas que ela parece uma ruivinha.
7. continua branquinha, branquinha.
8. já sabe dormir sozinha (não em todos os momentos).
9. fica doida com as palhaçadas e bagunças de manuela.
10. qdo vira de cabeça de bruços, já tira rápido o bracinho debaixo e fica super "ereta".
11. dorme de bruços (e de lado, e de barriga pra cima...).
12. adora uma bagunça.
13. continua com super cochas deliciosas.
14. teve seu primeiro resfriado, mas sem febre, graças a Deus.
15. dorme a noite toda ou no máximo dá umas reclamadas, mas a gente só precisa dar a chupeta pra ela se acalmar (que permaneça assim).
16. está dormindo a tarde sempre, senão fica muiiiiito irritada.
17. sua abelha continua sua melhor amiga, mas tb adora a borboleta que era da manuela.
18. é uma fábrica de baba, mas nada de dente ainda.
19. já senta na bumbo. mas só de vez em qdo, pq onde ela tem q ficar mesmo é no tapete pra aprender as coisas.
20. está cada vez mais apaixonante. linda linda linda.e continua uma bebezinha muito boazinha.




sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

declarações

eu levando manuela pra escola hj:
"mamãe e manuela são amigas para sempre. que nem a angelina e a alice (do desenho angelina ballerina)"

eu "segurando" a manuela qdo ela estava fazendo nº 2:
"massagem, mamãe. massagem tom tarinho" (com carinho)

todos os dias antes de dormir:
"eu adoro você, mamãe"

"eu adoro a minha irmãzinha"

e manuela está cada dia mais carinhosa com sua irmã. e fala "eu adoro vc", "a rafa é fofinha", "a rafa é lindinha"...

olha que delícia essas duas juntas!




contagem regressiva

e a partir de ontem começaram duas contagens regressivas, uma que me deixa feliz e outra que me angustia. a que me deixa feliz é a do calendário do advento. uma meia de natal com boneco de neve com 24 dias e um espacinho dentro de cada um deles. dentro de cada dia coloco um bilhetinho pra manuela (a rafa não entende ainda) como se fosse o papai noel. o papai noel dá uma besterinha por dia e ajuda a contar quantos dias faltam pra chegar o natal, ou melhor, a véspera.

manuela ganha ou uma besterinha (adesivos, desenhos pra pintar) ou alguma coisa que eu capitalizo (ui!) tipo o banquinho pra ela subir e ficar mais próxima da pia pra lavar as mãos e escovar os dentes.

a outra contagem regressiva é minha volta a labuta. só de pensar em ficar sem ver essas 2 o dia inteiro me deixa os olhos cheios de lágrimas. agora são duas lindinhas, uma que está crescendo e se desenvolvendo a cada dia e outra que está cada vez mais engraçada com suas tiradas. meus amores.

mas vamos aproveitar cada momento desse final de ano gostoso. que o natal venha muito feliz, mas dessa vez vou rezar pra demorar bastante pra chegar.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

cofrinho

desde que manuela ganhou seu cofrinho de hello kitty ela está bem interessada em moedinhas. tem dias que a gente dá moeda em troca de algumas tarefas que normalmente não são pagas como guadar brinquedos, simplesmente pra dar moedinha e ela ir enchendo o cofre, ou como ontem, que a mocinha não queria tomar banho qdo chegou da escola e nós conseguimos convencer com as moedinhas.

mas o interessante da história é ouvir o q ela vai comprar qdo encher o cofre:
"macaão, arroz e manga"

posso???