quarta-feira, 4 de agosto de 2010

aprendendo a comer sozinha

vivo isso diariamente (não só eu mas todas as pessoas que me apóiam como minha mãe e minha sogra, por exemplo): manuela quer comer sozinha. e isso é muito importante para todo desenvolvimento dela. ela quer sentir o alimento na mão, quer aprender a "espetar" a frutinha com seu garfinho, a pegar uma colherada de comida e levar a boca.

faz bagunça? sim! muiiiita!
se suja toda? também!
demora muiiiito mais tempo pra comer? sim!
mas o mais interessante disso tudo é que agora o "ato de se alimentar" virou uma brincadeira. ela está curtindo isso. não preciso inventar mais brincadeiras paralelas com antigamente. o aprender a comer sozinha já é a brincadeira dela pq é uma grande descoberta. e é uma delícia!

hoje recebi uma newsletter da rozenlândia baby com um texto muito interessante falando sobre isso. é claro que o objetivo deles é vender seus produtos, mas o fato é que eles amarraram bem a introdução. lá vai:

Crianças pequenas, mesmo sem capacidade de fazer os movimentos necessários para recolher a comida com a colher e leva-la à boca (o que exige controle fino dos movimentos), querem comer sozinhas.

Isso deve ser incentivado, mesmo que elas façam muita sujeira. Alimentar-se sem a ajuda do adulto significa, a princípio, deixar que a criança meta a mão no prato, que se lambuze, que faça sujeira, e a verdade é que nós, adultos, muitas vezes não temos a paciência necessária para agüentar esta fase. Queremos mesmo é que a criança coma o que lhe é dado na boca ou que, como num passe de mágica, aprenda logo a segurar a colher direitinho e controle seus movimentos em direção à boca, sem deixar cair nadinha para fora do prato...
Acontece que, "comer sozinha" é uma conquista importante para a criança, e não só do ponto de vista do desenvolvimento da sua capacidade manual, mas porque este é um ato que marca o início da autonomia, da independência, da sua afirmação como pessoa. E é, acima de tudo, um grande prazer que os pais não devem negar a seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário