terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

bem empregado

não sou a favor de falar palavrão perto de criança e faço um super esforço pra não falar nenhuma palavra indevida, mas, em alguns momentos ninguém é de ferro.

num belo dia da viagem, tinha acabado de fazer meu prato e o mesmo virou no meu colo. soltei, por impulso, um belo de um m****. logo me corrigi e falei "droga", mas minha tia ainda passou por mim e reforçou que algumas vezes só o m**** salva. enfim, manuela estava do meu lado mas ficou quietinha. não se pronunciou sobre a palavra proibida.

passados 2 dias, renato estava com manuela, rafaela e meu pai na praia (eu devia estar no mar) e, sem querer, a chupeta da rafa caiu na areia. manuela não titubeou e mandou a proibida m****. renato disse que a cena foi demais já que ela falou com super ênfase e ainda soltou a palavra num momento super adequado. perguntei o que ele fez e o que o restou fazer foi rir com a cena.

não gosto nem estimulo palavrões mas tenho que reconhecer que a baixinha é demais. ela ouviu a palavra, guardou e usou num momento propício. não é como muitas crianças (vejo mais meninos fazendo isso) que quando descobrem uma palavra dessas ficam repetindo de bobeira. é manuela, essa eu queria ter visto!

imagens de uma viagem gostosa - rafaela









imagens de uma viagem gostosa - manuela





segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

meninos na minha vida


papai renato e rafa na praia.
papai lindo do coração.
lindos.
amo vocês.


vovô nando e rafa sentados na varanda.
lindos.
amo vocês.


tio rico e manuela.
o lobo que pega a gente no mar.
que enche a piscina da praia.
e que faz castelo de areia e piscininha.
lindos.
amo vocês.

united states of sergipe

muito tempo sem escrever mas por um bom motivo: VIAGEM!

fomos domingo de carnaval para a terrinha (que eu não ia há algum tempo) e voltamos ontem. foi uma semana bem intensa em todos os sentidos, mas confesso que não troco esses momentos por nada nesse mundo. nada mais gostoso na vida do que ficar pertinho assim da família.

fomos todos, só faltou a paula. tudo bem, fica pra próxima!

a casa da vovó helena estava lotada. era gente até dizer chega. mas assim que é bom. "todo mundo junto", como diz manuela. linda. essa estava uma verdadeira "pintinha no lixo". primeira vez numa casa (e não num apartamento), ficou doida com a escada, como o banho de mangueira, com a rede, com a bolha de sabão, como o rodo, com a praia, como o banho de mar com o lobo-tio-rico, com o castelo de areia, com a amarelinha do museu, com o palco do ensetur, com o violão do mercado. e adquiriu novos hábitos: comer mamão todo dia de manhã, tomar suco de caju da fruta, comer pastel de queijo da praia, acordar muiiito cedo todos os dias.

e falando em acordar cedo, a rafa bateu todos os recordes. acordava as 5h sempre. e eu, ficava mortinha mortinha. mas tudo bem, o galo começava a cantar cedo mesmo. afe!

e a rafa, hein?! essa ganhou mais dois dentinhos lá na terra sergipana. e tb aprendeu a engatinhar. e a cavar na areia. e tb colocou areia na boca. vitamina s? hum, próxima consulta não vou perguntar se posso liberar. vou falar, "já foi". é, pq segundo filho não dá tempo de segurar muito essas coisas não.

e no avião? rafa se comportou direitinho. não chorou nem na ida nem na volta. e manuela, que dormiu na ida, na volta arrumou uma amiguinha de juiz de fora, a júlia, e ficaram conversando, brincando. ela com quase 3 e a menina com 7. tinha que ver que gracinha essas duas juntas. uns amores. sim, minha filha de quase-três já conversa. e conversa muito. perguntou pra menina "você dorme com isso (tererê) na cabeça?". é pq ela odeia ficar com qq coisa na cabeça qdo dorme.

e hj foi a vez mais difícil para voltar a trabalhar. manuela desde de manhã cedo já tinha consciência disso. e eu, ela e rafa ficamos muito juntinhas desde cedo (5h, 6h da manhã). regamos plantas juntas, fomos ao hortifrutti no carrinho de irmãs (rafa já sentada na cadeira!)...e manuela falava pra mim "mamãe, volta logo. volta cedo"...oh dó. mamãe tem que trabalhar. tem que trabalhar pra pagar o ballet, a natação, a festinha, os brinquedos, a escolinha, as roupas...e ela completa: "o teatro, o cinema". isso, filha.

mamãe ama vocês, meus amores. chega logo, final de semana! <3

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

adeus, chupeta

desde o ano passado já era para termos tirado a chupeta, mas com o nascimento da rafa próximo e toda mudança, achamos melhor deixar como estava.

ano passado, por volta de setembro, fomos à dentista, que disse que já era hora de tirar pq a arcada da manuela estava começando a ficar prejudicada. ainda não era o momento, rafa era muito pequena e manuela estava sentindo muito.

semana passada estivemos na pediatra que deu um ultimato: se tirarmos logo a chupeta ainda dá tempo de fazer a arcada voltar pro lugar. pronto. decidido. até o carnaval ela tiraria completamente a chupeta durante o dia (nem pra dormir!) e qdo o carnaval chegasse, as fadinhas a levariam.

bem, o carnaval ainda não chegou e manuela não põe chupeta há 1 semana (tempo exato que fomos à pediatra). parece que ela ouviu tudo que a dra falou. incrível. não pede mais e se pede, falamos que as fadinhas levaram as chupetas para bebês que não têm dinheirinho para ter chupeta. e ela entende. ela, uma menina de quase 3 anos, não precisa mais de chupeta.

muito bem, manuela! mamãe e papai estão orgulhosos de vc! <3

já é carnaval





não, não fomos ao bloco. confesso que até gostaria de passear com as meninas em blocos, ver outras crianças fantasiadas, jogar confete e serpentina, mas com esse calor e a rafa ainda desse tamanico, não dá.

mas tivemos o bailinho da nina, filha da claudinha, neste finde.
e lá foram elas fantasiadas. manuela de sininho e rafa de minnie (fantasia que manuela usou qdo tinha 1 ano - rafa tem 7 meses). estavam gostosíssimas!

manuela brincou, pulou, até que teve uma hora que ela vira e fala: "me tira daqui". não era pra ir embora da festa, mas para tirar a fantasia dela! figuraaaaaaaa

vestidos iguais, meninas sorridentes


assim estavam minhas meninas no sábado: de vestido igual e sorrindo. acho que adoram tirar foto juntas. muiiiito fofas!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

7 meses da rafa



ontem a rafinha fez 7 meses.
essa foto foi tirada ontem a noite e ela estava uma gracinha sentadinha no seu tapetinho toda feliz.

vovô nando e vovó zênia estavam aqui e trouxeram bolo pra pequena. manuela adorou (adora um parabéns) e até soprou a velhinha pra irmãzinha.

com 7 meses a rafa:
1. estreou com antibiótico. sim, ontem, quando ela completou 7 meses tomou pela 1a vez antibiótico por conta de uma otite média que a deixou o final de semana inteiro com febre...minha pequena nem dodoizinha assim fica chorando, só gemendo, reclamando. mas já já vc fica boazinha, né?!
2. já fica lindamente sentada! êêêê!! uma gracinha que só. é claro q tem vezes q cai, mas ela tá beeeem durinha!
3. fica de 4 querendo engatinhar. e fica pra fte e pra trás.
4. se arrasta muiiiito, adora sair do seu tapetinho e ir pro tapete da sala, principalmente se for pra ir em diração a um chinelo! afe!
5. foi liberada pra comer caldinho de feijão um dia sim outro não e 1/2 gema de ovo intercalando com o feijão.
6. já quer demarcar território não só com pessoas mas com brinquedo tb!
7. tá adorando falar e dar gritinhos.
8. adora tomar banho e fazer natação. coisa mais linda essa bebezinha nadando...
9. entrou no complemento do leite. é, depois de um mês de volta ao trabalho, meu leite já não tem o mesmo volume, então a mocinha estava acordando muito de madrugada com soninho...

parabéns, rafa!!!! :)

"sou muito linda, yeah, yeah, yeah"

renato adora beatles. tb adora tocar violão. e tb adora pegar as letras das músicas e trocar por historinhas pras meninas. uma delas, que não vou conseguir lembrar agora mas certamente foi usando uma música do "rei" (o roberto carlos), manuela sabe a letra de cor. adoro. hahahahaha

a mais nova "música" foi feita em cima da música "it won't be long" e ele tem cantado pra rafinha qdo está com ela no colinho.

é assim:

"eu sou linda, yeah, yeah, yeah
sou muito linda, yeah, yeah, yeah
eu sou linda, yeah, e eu sou do meu papai"

não é fofo?!

It Won't Be Long
The Beatles

It won't be long, yeah, yeah, yeah
It won't be long, yeah, yeah, yeah
It won't be long, yeah, till I belong to you

Every night when everybody has fun
Here am I sitting all on my own

It won't be long, yeah, yeah, yeah
It won't be long, yeah, yeah, yeah
It won't be long, yeah, till I belong to you

Since you left me, I'm so alone
Now you're coming, you're coming on home
I'll be good like I know I should
You're coming home, you're coming home

Every night the tears come down from my eyes
Every day I've done nothing but cry

It won't be long, yeah, yeah, yeah
It won't be long, yeah, yeah, yeah
It won't be long, yeah, till I belong to you

Since you left me, I'm so alone
Now you're coming, you're coming on home
I'll be good like I know I should
You're coming home, you're coming home

So every day we'll be happy I know
Now I know that you won't leave me no more

It won't be long, yeah, yeah, yeah
It won't be long, yeah, yeah
It won't be long, yeah, till I belong to you, woo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

pra lembrar sempre

As crianças aprendem o que vivenciam

Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar.
Se convivem com a hostilidade, aprendem a brigar.
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
Se as crianças convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
Se vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa.
Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas.
Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
Se vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem partilhando, aprendem o que é generosidade.
Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade.
Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é respeito.
Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que as cercam.
Se as crianças convivem com a afabilidade e a amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar para se viver.
– Dorothy Law Nolte

duas princesas


adoro chegar em casa e fica assim com essas duas!!!
coisas mais lindas do mundo inteirooooooooooooooooooo
(manuela com 2 anos e 10 meses e rafaela com quase 7 meses)

mais atualizações

1. manuela passou a dormir de calcinha na segunda. a intenção é renato colocá-la pra fazer xixi dormindo e depois levá-la de volta pra cama. todos dizem q funciona. parcial:
1a noite - já era tarde demais, xixi na cama
2a noite - beleza, xixi no vasinho no meio da noite, calcinha seca ao amanhecer, super xixi ao acordar
3a noite - tarde demais de novo...xixi na cama again...
depois q amanheceu sequinha na 2a noite, pergunto pra ela se é melhor de calcinha: "é melhor, mamãe, não me apeta (aperta), não machuca a perereca"

2. ontem manuela estava assistindo ao vídeo da casa do mickey no ipad. o vídeo parou no meio e ela disse: "mamãe, o alpad (ipad) tá fraquinho". é que tá acabando a bateria do ipad...

3. manuela me pediu chocolate hj, aí resolvi pegar o m&m que paula deu pra ela. ela vira pra mim e fala que quer chocolate. "mas m&m é chocolate, manuela". "não, mamãe, m&m é m&m, chocolate é chocolate". é mole!?

4. rafa está sentada toda boba brincando com sua estação de trabalho da fischer price (aliás, ótima dica pra neném dessa faixa etária - começando com uns 6/7 meses). manuela chega e meio q puxa o brinquedo pra mais perto dela. rafa dá um gritinho (reclamando) e dá um tapa na manuela. é, a baixinha já briga pelo espaço dela.

5. aiii, o q foi a aula de natação da rafa hj?!?!??!??!?! ela bate os bracinhos, bate as perninhas e coloca o rostinho na água...que fofura. ah, tb "anda" na pontinha do pé (lig, lig, lig, lig, lig, lé, lá vem a rafaela na ponta do pé) e fica deitadinha com a cabecinha na boia...ownnnnnnn

6. ontem foi o primeiro dia da manuela na nova escolinha e ela ficou ótima. hj voltou e tb não queria ir embora...que orgulho dessa minha pequena.

7. amo muito chegar em casa e ser recebida com esses sorrisões mais lindos do mundo. amo ficar com minha família assim, toda juntinha...