quinta-feira, 4 de agosto de 2011

imitando os adultos

li recentemente uma reportagem da revista pais & filhos que fala da troca de papéis: criança que adora fazer de conta que é a mãe, o pai, a professora, o pediatra, ou uma princesa. segundo a reportagem, experimentar papéis ajuda a entender o mundo dos adultos.

tenho notado cada vez mais isso acontecer com manuela. volta e meia a vejo brincando com suas bonecas da mesma forma que faço com a rafaela, que a professora faz com ela e assim vai. aqui alguns exemplos:

imitando a mamãe:
*ontem manuela falou que a boneca queria mamar. não titubeou: levantou sua blusa e colocou a boneca no peito. depois, colocou a boneca pra arrotar e ainda deu uns tapinhas no bumbum dela. hj manuela ganhou vários paninhos costurados pela bisa helena. fez deles toalha pra brincar de comidinha, fez de cobertor pra bonequinha, de cueiro...olha que gracinha ela toda concentrada colocando a boneca pra dormir.





*sempre foi um problema cortar a unha de manuela. eu esperava ela dormir pra fazer isso, um saquinho! até que um dia, comigo já de licença, fui cortar a unha e ela viu. aí ela me pediu pra cortar a dela. e falei pra ela que não ia doer, que a unha dela ia ficar mais bonita e que a gente ia brincar de salão. desde esse dia, cortar a unha não é mais um problema!

imitando o papai:
*volta e meia manuela dá bronca nas bonecas falando "pára de bobela (bobeira)".

*ontem renato estava fazendo nebulização. adivinha quem pediu pra fazer?!?!?! isso pq nebulização era o mesmo caso do "cortar unha". o mais lindo é ela falando: "bulização". gostosaaaaa (renato registrou esse momento lindo!)



imitando a professora:
*manuela faz chamadinha com as bonecas e tb brinca de contar história (trelele tralalá...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário