quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

tiradas de uma menininha de 1 ano e 10 meses

ontem manuela fez 1 ano e 10 meses mas não tive a menor condição de escrever no blog...estava cansada depois de uma noite mal dormida já que a pequena teve febre de madrugada. ok, hj cá estou eu e com 3 pequenas historinhas do dia em que minha filhota gostosa completou mais 1 mês de vida! :)

**fui buscar manuela na casa dos meus sogros. ela tinha passado a tarde lá já que não pode ir para a creche. a mocinha pega sua mochila e começa a dar voltas pela casa: entra na sala, segue pela varanda, entra no quarto, volta pra sala. pára na entrada da sala e fala: "tchau, mamãe, tchau fôfô (vovô)", aí falo: "tchau, manuela. pra onde vc vai?" e sabe o que a menininha respondeu??!??!?!?! "tabaio (trabalho)". e ficou um bom tempo repetindo isso! achei incrível pq ela já super associa o "pegar a bolsa e dar tchau pra ir trabalhar". é ou não é uma graça?!?!??

**ainda nos meus sogros, dei banho em manuela. só que, qdo chegamos em casa, ela vira pro pai e fala "banho". e expliquei pro renato que já tinha dado banho nela e tal. mas ela insitiu. não só ficou falando "banho", mas como correu até o banheiro e esperou o pai lá. é impressionante como a rotina e o condicionamento são demais! todo santo dia ela toma banho a noite com o pai, ou seja, "e daí que minha mãe já me deu banho na casa dos meus avós..."

**definitivamente o livro predileto de manuela é o da toupeira (DA PEQUENA TOUPEIRA QUE QUERIA SABER QUEM TINHA FEITO COCO NA CABEÇA DELA). todos os dias manuela chama pelo livro e quer lê-lo. e chama "pepeia". e a gente pergunta: "manuela, quem fez coco na cabeça da toupeira?" e ela: "eu!"

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

pequena falante

volta e meia me pego observando manuela e rindo sozinha. acho que estou mais babona do que nunca (será que dá?!?!). essa fase em que ela está (amanhã faz 1 ano e 10 meses) tá uma coisa. a mocinha teve a quem puxar, está uma tagarela de marca maior. tem vezes que conversa na língua dela, outras na nossa e outras vira papagaio, simplesmente repetindo tudo o que a gente fala de um jeito muiiito engraçado e especial. aqui algumas de suas últimas:

*na piscina depois de "engolir" um pouco de água: "sai peixe" (é que a professora de natação, e eu idem, tira o peixe da boquinha dela qdo ela engole água).

*demos remédio pra ela e o mesmo acabou. como a embalagem não apresenta nenhum risco, renato entregou a ela. e ela olhou, falou "pabô" (=acabou) e depois soltou um "ainda tem!". muiiiito bom. ela deve lembrar que quase todos os dias falo pra ela que ainda tem leite qdo ela pára de tomar e dá uma olhadinha pra mamadeira...

*ela estava tomando água com a vovó nani. a avó perguntou: "manuela, vc bebeu toda sua água?" e manuela respondeu: "bebei!". não é o máximo???? ela fez a "lógica" do tempo verbal (peguei, tomei, etc) e colocou na palavrinha...apesar de estar errado (já que nossa língua portuguesa é cheia de exceções e regras), ela usou a cabecinha!

*ela já demonstra e pede o que quer. qdo quer água, pede "aua". hj, qdo o pai chegou, uma das primeiras coisas que ela falou foi "banho". e foi pro chuveiro. renato estava no computador, e ela pediu "atur" (=arthur) e ele mostrou fotos e vídeos do amiguinho no blog "agora somos três". depois, qdo estávamos brincando de papá (que ela me chamou pra brincar "papá, mamãe"), ela começou a falar "mimi, eu". daqui a pouco minha pequena está conversando! :)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

nosso feriado prolongado

dessa vez o verão de fato se instalou no RJ então a opção mais interessante dos últimos dias é ir a piscina. depois vou fazer um post exclusivo sobre a piscina. esse aqui é sobre os passeios além-piscina que foram muito legais!

sexta de manhã amanhecemos na casa da tia mari e tio leo. uma casa linda linda e novinha em folha. e, para encantamento de manuela, cheinha de espaços para correr. mas o que ela gostou mesmo foi de usar o "quadro negro". que beleza é brincar de giz (detalhe que tem um desses em casa e ainda não deixei ela estrear...). e, é claro, brincar com as vassouras e sentar na cadeira de praia. ia pra cozinha sozinha, subia na cadeira e ficava lá tomando um ventinho.

manuela na cadeira de praia na linda cozinha da mari e do leo

finalmente trouxemos o velocípede que manuela ganhou de natal de vovó nani e vovô nono. e nós duas nos aventuramos na feira. coloquei a bolsa nas costas pra comprar umas frutas e manuela foi pedalando (com minha ajuda empurrando) muiiito bonitinha! a mocinha se comportou muito bem. :)


manuela andando de velocípede na feira

e a tarde fomos ao show do doki. ganhei o ingresso então nem é justo reclamar mas o horário foi meio ingrato (14h), então, diferente do peixonauta, manuela estava com um pouco de soninho. confesso que preferi o peixonauta já que ele tem muitos movimentos, muitos personagens, então chama mais atenção. mas manuela gostou. no dia seguinte ficou contando pra dinda enquanto mostrava o "medalhão" que ela ganhou no final da peça.


manu e eu no show do doki

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

curtas

**hj ficou pronto o dvd da festa de final de ano da creche. passamos lá exclusivamente para pegá-lo. manuela veio com ele na mão e qdo chegou em casa, me pediu para colocá-lo. cada vez que acabava a apresentação da sua turma, ela pedia "mais" e isso se repetiu 379 vezes.**

**manuela ganhou uma motoreta ou velocípede da vó nani e vô nono (cleiane e antônio) no natal. desde então, o presente ainda estava na casa deles. hj finalmente ele veio para seu destino e sabe como? com manuela pedalando (é claro que tem aquele "empurrador" atrás já que a mocinha ainda é pequena). mas o que fiquei impressionada é que do natal prá cá, ela já está maior, tanto que já consegue pedalar sem soltar os pezinhos do pedal. e ela veio tão menininha pedalando...uma coisa linda.**

**depois de um longo período sem ter nada, manuela está gripadinha de novo. agora, qdo o pai ou eu vamos limpar seu nariz, ela fala: "sai catao" (= catarro), imitando a gente qdo fala pro catarro ir embora!**

**agora, qdo dou uma bronquinha na manuela, ela pára, olha séria pra mim e fica com cara de pensativa. às vezes da vontade de rir, outras dá uma dó, mas tem que ser assim pra aprender, né!?**

fazendo bolinha

pode parecer idiota, mas manuela aprendeu a fazer bolinhas na água. é que a mocinha já tenta há um tempo (principalmente na aula de natação) e finalmente conseguiu no banho de anteontem. e como ficou toda cheia de si, ficou repetindo a proeza o tempo todo no banho de piscina de ontem. fofinha!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"tabaia não"

ontem fui deixar manuela na creche. qdo ela viu que as crianças estavam desenhando quis logo ir se juntar a eles. se posicionou na cadeira, peguei lápis de cera pra ela e fiz uns desenhos. comecei a perguntar a ela e aos amiguinhos o que era cada desenho e eles respodiam super bonitinho.

fiquei um tempinho ali e me despedi de manuela dizendo que tinha que trabalhar e que depois voltava para pegá-la. ela se despediu na boa (até pq estava entretida com os outros). o engraçado foi que seu amiguinho, o andré, falou: "tabaia não. fica ati." (= trabalha não. fica aqui)

e foi só ele começar a falar isso pros outros começarem a repetir. umas gracinhas. aí expliquei que tinha que ir mas que era pra eles fazerem um desenho muiiito bonito pra eu ver qdo buscasse a manuela.

o engraçado é que manuela não se pronunciou em momento nenhum. só observava a cena e sorria.

domingo, 16 de janeiro de 2011

dia de feira


ir à feira é sempre divertido. manuela sempre ganha alguma coisinha pra beliscar. dessa vez foi melancia. só queria saber da "cia" e nada da água de coco.

e como ficou pedindo, ganhou mais um pedaço. não preciso nem dizer o estado de limpeza da mocinha, né?!

aí, qdo paramos para comprar flores, manuela ganhou uma e ficou toda boba. e ficou "for for" (flor). uma graça minha menina.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

nariz e olhos vermelhos

sim, manuela já tem 1 ano e 9 meses e está na creche desde os 6 meses mas tenho que confessar que qdo ela fica toda chorosa de ficar lá, me mata...

hj ela não quis dormir na hora do soninho de jeito nenhum. ela ainda dorme depois do almoço. aí, qdo estava levando ela pra creche, adivinha? dormiu na hora.

qdo cheguei lá fui colocá-la no colchãozinho pra ela continuar dormindo mas, obviamente com tanto barulho, ela acordou. acordou mas ficou deitadinha e eu fazendo carinho...qdo eu disse que ia trabalhar e que depois voltava para pegá-la, ela ficou com os olhos e nariz vermelhos...como se quisesse chorar...ô meu deus...muita dó.

sabe, estamos em janeiro, e em janeiro eu sempre estava de férias, me divertindo. fiquei tão triste. fico pensando se é justo com uma pessoinha tão pequenina.

enfim, não tem jeito. pelo menos hj foi summer friday lá na wmccann e eu consegui buscá-la mais cedo. (e meu pai tb!) aí fomos para a cobal comer uma pizza e tomar iogurte. delícia! <3

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

banho de banheira na casa da bisa

quase sempre vamos à casa das bisas (elas moram no mesmo prédio, num bloco em frente ao outro). e, como já voltamos quase na hora da pequena dormir, é bem mais prático arrumá-la antes de colocarmos no carro e darmos o leitinho - corre sério risco de ela acabar dormindo antes de darmos o banho pré-soninho, o que não é muito recomendável neste calor do rio de janeiro...

bem, esse "banho" sempre acaba sendo na casa da bisa helena, mas dessa vez, foi na bisa clelia. ia ser de chuveiro, mas qdo manuela viu aquela linda e grande banheira, guess what?!?!? "mamãe, ati". ok, aí. e bisa tratou de providenciar esponjas para lavarmos a banheira, serviço para dinda, eu e manuela, é claro. inclusive, ela ficou com uma das esponjas do início ao fim do banho. e nem preciso dizer que ela amou o pequeno "degrauzinho" que serviço de banquinho pra ela. uma delícia de banho! :)

lindas fotos

vovô fernando é responsável pelas mais lindas fotos de manuela.
imagina se ele ia deixar de levar seu arsenal para o dia em que manuela foi assistir sua 1ª peça. claro que não...

o mais incrível é que ele conseguiu tirar foto da pequena mesmo cuidando dela sozinho no shopping enquanto dava lanche pra ela (sorvete + pão de queijo). é demais, né?!

as últimas fotos foram tiradas no estacionamento. vovô fernando não resistiu ao lindo final de tarde e tirou foto do cristo, da gente...





sábado, 8 de janeiro de 2011

primeira peça: peixonauta

credo, acho que nunca fiquei tanto tempo sem postar...fico bem bolada qdo isso acontece, mas sinceramente, o que foi essa primeira semana de trabalho do ano!??!? o povo voltou com a corda toda. e a semana que vem tb promete. afe!

bem, vamos ao que interessa! hj manuela foi ao teatro pela primeira vez. sim, com 1 ano e 9 meses. tem quem ache cedo, tem quem ache tarde, mas o fato é que deu certo: manuela ficou quietinha e prestando atenção durante toda a peça. e no final ainda bateu palmas junto com a galerinha acompanhando o ritmo da música.

na verdade tudo foi uma feliz coincidência: minha querida flavia, mãe do arthur, do blog "agora somos três", me convidou pra ir com ela. qdo estava pensando se comprava ou não pq não sabia como manuela se comportaria, vi me chefa tentando rasgar e depois dobrando mil vezes um papel bem colorido que parecia ser do peixonauta: pronto! era o convite pra peça!! eba!!!!!!!!!

manuela prestou atenção a tudo desde o início pq desde a entrada várias coisas estavam acontecendo. não sei se pq era uma sessão especial para convidados ou se em todas elas terão. a sundown (uma das patrocinadoras) imitou um rio com várias sujeiras pra gente pescá-las e colocar no lixo. pesquei pela manuela e ela ganhou um mini-aquaplay-peixonauta. adorou! depois tinha uma moça fazendo várias coisas com bola de sabão. essa era da johnson. esse foi o que manuela mais ficou encantada.

sentamos na fila B mas mais pro canto, achei que não fossemos ver nada mas foi bom. ficamos bem pertinho. a produção da peça é ótima e a história, super interessante. estão de parabéns. e minha filhota tb que ficou comportadinha prestando atenção a tu-do! :)

vovô fernando nos acompanhou nesta nova experiência já que papai renato tinha várias tarefas. acho que ele gostou. e enquanto eu fazia uma troca na farm, vovô levou manuela pra tomar sorvete de chocolate. mas ela acabou tomando o dela, e o dele, de manga! ainda tomou água com gás pela 1ª vez com vovô e comeu muitos pães de queijo. que passeio gostoso!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

começar de novo

hj voltei a trabalhar e senti saudades da minha pequena o dia inteiro...
é duro ficar com ela 10 dias seguidos e depois ir trabalhar. tive vontade de chorar qdo saí de casa.

mas ela ficou em boas mãos. minha santa mãe estava lá e ela só ficou "tenta ati vovó" (senta aqui, vovó) pra elas brincarem de desenho. coisa mais fofa da mamãe.

o bom é que meu pai me entregou um pen drive cheinho de fotos dela do natal e do dia 1º, aí deu pra babar durante o dia...

manuela com minha mãe no dia 24/12


manuela no play da bisa - momento gangorra



e momento roda (aliás, "tito", ou melhor, tio rico, abusou da radicalidade da velocidade da roda. mas a bichinha que é "radical", adorou!)

sábado, 1 de janeiro de 2011

"vela, tem"

hj é aniversário do meu pai, mas como a gente sempre canta parabéns na virada e ele não ia estar conosco, resolvi fazer um lanchinho improvisado com pastel de queijo e brigadeiro de colher já que eles iam passar aqui em casa ontem a tarde.

contei pra manuela que íamos fazer uma surpresa pro vovô fernando já que é aniversário dele. treinamos bastante com o kit de aniversário que ela ganhou da vovó zênia no natal: o kit com bolo, velas, copinhos, pratinhos, garfos...(aliás, essa coleção é o must. manuela está amando mais do que nunca brincar de comidinha com seus novos leguminhos que "cortam" já que têm velcro).

vovô e vovó chegaram. comemos pastel na varanda e na hora de cantarmos parabéns com os brigadeiros de colher:
minha mãe: tem vela, carla?
eu: não, não temos vela...
manuela: vela. tem!
e a mocinha entrou correndo em casa pra buscar sua vela do kit de aniversário...eu, minha mãe e meu pai ficamos bobos! uma menininha de 1 ano e 9 meses prestou atenção na conversa e não pensou duas vezes. é claro que tem vela! :)