domingo, 27 de junho de 2010

criatividade na hora de brincar

a gente tem que ficar de molho com o baby em casa quando: chove, o tempo tá horrível, ele tá dodói.

só que sabemos que ficar em casa o-dia-todo é super cansativo. eles gostam de sair para passear (e precisam!) e a gente idem.

tb na claudia bebê deste mês saiu uma reportagem falando das diferentes faixas etárias e suas atividades, e, entre elas, a de 12-18 meses, a que a pequena está incluída - agora com 1 ano e 3 meses feitos ontem :)

entre as brincadeiras estão:
1. empilha, arrasta, puxa, encaixa (manuela adora arrastar bancos e empilhar potes)
2. jogos com bola (de diferentes tamanhos, chutando ou entregando ou arrastando)
3. folhear e rasgar revistas (vale incrementar a brincadeira com uma 2ª fase: colocar os pedaços de papel em potes, caixas)
4. músicas e dança (acho que é uma das favoritas da pequena, principalmente se alguém estiver tocando violão ou coisa parecida)
5. livros e fantoche (vale tanto os livros só de imagem ou livros com música, etc - ambos são sucesso garantido. fantoches então, nem se fala)
6. montagem de blocos e cubos (nessa idade eles já brincam com aqueles brinquedos de encaixar - tipo lego grande)
7. brinquedos para puxar e empurrar (manuela ganhou um cachorrinho de brinquedo da madrinha qdo fez 1 ano. colocamos uma fita no cachorro para que ela pudesse puxá-lo. no começo ela não conseguia puxá-lo direito, mas agora já brinca direitinho)

acrecentando outras:
8. brincar de esconder - vale vc se esconder ou falar para ele se esconder ou ainda esconder alguns bonequinhos. manuela tem um bichos em miniatura (leão, leoa com filhote, girafa, urso polar e pantera) que brinco de escondê-los para ela achar. ela fica bastante tempo distraída com isso.
9. brincar com lápis cera - riscar no papel já é uma realidade, apesar do rabisco ser fraquinho fraquinho. tb tem a brincadeira de tirar e colocar os lápis do estojo. rende um bom tempo.
10. catar folhinhas - se a casa tem varanda ou quintal com planta, vale estimular a pegar as folhinhas que estão caídas no chão. aliás, isso já me valeu 2 almoços tranquilos, só de ela ir até a folhinha e voltar para me dar (ou para outra pessoa que estiver na mesa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário