quinta-feira, 17 de junho de 2010

"limites sem trauma" - recorrendo ao livro pós-escândalo

a pequena deu um ataque agora antes de dormir. talvez fosse pelo avançado da hora (já era mais de 21h), juntando com o fato de que eu estava trocando sua roupa/fralda para que ela pudesse dormir melhor. é claro que ela já deu seus ataques mas dessa vez foi bizarro. e bizarro não só pq foi longo mas tb pq ela "se jogava" no chão. e como gritava...

recorri ao meu atual "livro-de-cabeceira": Limites sem Trauma, Tania Zagury. é o típico livro bom de se ler. simples, direto e interessante. e vc lê uma vez e volta a ler qdo sente necessidade. como fiz hj.

lembrei que nessas horas temos que deixá-los em um local seguro já que eles ficam descontrolados e podem machucar-se. a outra coisa é não ficar falando. simplesmente devemos falar (e não gritar, mas falar firme) que essa não é a forma de se conseguir o que se quer, e sair. se ficarmos de "platéia", é pior.

enfim, essa não foi a 1ª vez e nem vai ser a última. mas é legal sempre lembrar o que tem que ser feito e insistir nisso com paciência pq no final vai valer a pena.

4 comentários:

  1. Amiga, tb tenho esse livro comigo! É difícil manter a calma, mas é a única coisa q podemos fazer nessa hora. Falar é em vão mesmo, elas não conseguem sair da caixinha do despero na hora e ouvir, pois ainda não têm maturidade emocional (é claro!) pra isso...
    O mais importante é nós não perdermos o controle. A gente consegue, né amiga?? Amo vcs!

    ResponderExcluir
  2. Carla,
    Pelo que me lembro (tivemos 3 filhosm a algum tempo - quando não existia internet), por mas que doa, temos que ser firme - se possível o casal, sempre um apoiando o outro.

    ResponderExcluir
  3. Bom saber o que me aguarda! Ai, ai, ai...

    ResponderExcluir
  4. esse livro é ótimo, né Ana?
    pois é, amiga, com calma a gente cheha lá! ;)
    saudades de vcs...
    sam, vale a pena ter esse livro, viu?! sim, é legal ir se preparando pro que te espera, mas a medida que a "malcriação" aumenta, as delícias tb crescem na mesma proporção. é por isso que a gente "aguenta" e respira fundo nos momentos "tensos".
    beijos a todos!

    ResponderExcluir