quinta-feira, 15 de julho de 2010

hora da chamada

na reunião de terça com a professora da manuela (todo semestre tem reunião), ela descreveu o comportamento da pequena durante a chamada. sim, os pequenos tb têm chamada, mas não é uma chamada "normal", cada criança tem sua foto colada num cartão colorido e eles têm que se "reconhecer".

hj tive o privilégio de ficar em casa (desde o ano passado a wmccann dá esse agradinho para os funcionários: tirar o dia de aniversário pra ficar de bobeira!) e aproveitar mais a pequena. acabei de deixar manuela na sua salinha com seus coleguinhas e professora e fiquei escondida vendo tudo pela janela. esperei dar a hora da chamada.

a professora manda todos ficarem na rodinha (= ficar encostado com bumbum na parede). manuela é uma das primeiras a ir até lá e se sentar. isso a professora já tinha me contado, os menores são os primeiros: ela e léo. os mais velhos são mais rebeldes.

aí começa a encenação: ela pega a caixa com as fotos de todos os alunos. e canta:
atenção, atenção
de quem será
esse cartão?

e a expressão de manuela é impagável!
ela fica numa ansiedade e estica todo o corpinho cada vez que a professora bate na caixa e a abre para "chamar" um cartão.

ela diz que deixa sempre o da manuela para 3º ou 4º pq ela realmente fica muiiito ansiosa. e a cada vez que ela entrega um cartão, manuela dá gritinhos! é uma felicidade só.

quando é o dela, ela já sabe antes da professora virar e mostrar a foto. calma, tem explicação, a foto dela é maior do que a dos outros. ela vibra, pega o cartão e segura com todo cuidado. e a professora canta:
manuela está presente
ela veio brincar com a gente

além disso tem duas coisas muito engraçadas:
1. toda vez que a professora vai entregar o cartão pra um coleguinha, ela olha curiosa e leva o corpinho pra frente;
2. no final, a professora passa a caixa um a um pra colocarem o cartão dentro. manuela demora muiiiito pra colocar o dela. é que ela quer continuar com ele, afinal é DE-LA!

2 comentários: