quinta-feira, 1 de julho de 2010

as crianças do mundo de hoje

ontem teve palestra do marcelo tas lá na wmccann.
foi tão boa que durou até 15h da tarde, 1 hora a mais que o previsto.
virei fã dele.

uma das coisas que ele falou e que me deixou pensando foi qdo ele mostrou com eram as salas de aula há uns 30/40 anos atrás (quadro-negro por todo lado, professor escrevendo toda matéria e aluno copiando - geração "cut-paste") e quais são os estímulos que uma pessoa recebe hj - principalmente aquelas que nasceram nos últimos anos (os chamados "nativos digitais"): celular, internet, telefone, ipod, televisão, rádio, etc.

isso me levou a pensar: como será que os professores são aula hj? o que eles fazem para manter a atenção de crianças, adolescentes tão inquietos, ansiosos? será que o formato da sala de aula mudou? muitas perguntas, mas sei que estou me adiantando. minha pequena ainda tá no maternalzinho. mas o tempo voa...

a outra coisa que me chamou atenção foi uma história de quando o filho dele tinha uns 3/4 anos (não me lembro direito). o filho só "prestava atenção" na tv e no seu canal de desenhos predileto, até que um dia, percebeu que na "tela" do seu pai tinha um monte de cavalos (resultado de busca no google images). e repetiu: "cavalo". como ele notou que bastava o pai escrever que aparecia mais "cavalos" na tela, ele falou "carro", e apareceram os carros. achei a história bárbara. como são espertos essas criaturinhas! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário