terça-feira, 3 de maio de 2011

até que ponto impor limites?

desde sábado estou me perguntando seriamente se tenho agido corretamente ou não.
essa idade que manuela está já é uma fase com vontades, que eles já tem algum querer e já se entendem como pessoinhas.

estávamos nos arrumando para ir para um aniversário e eu já tinha separado um vestinho belinho azul escuro com detalhe em amarelo cheguei da ralph lauren. preciso colocar esse vestido na manuela antes que ela perca! e imaginei que era uma boa ocasião. enfim, fui colocar o vestido nela e ela vira e fala "esse não". lembrei de um papo que tinha tido com a coordenadora da creche e dei mais uma opção pra mocinha: "manuela, vc tem que escolher entre esse e esse". e ela não queria colocar nenhum dos dois. eu, já com essa mega barriga e com os hormônios alterados comecei a me irritar pq afinal o aniversário já tinha começado há 1 hora e meia e ela não estava me obedecendo...

no final das contas peguei uma blusa arrumadinha (de gola polo da tommy mega colorida) e ela quis colocá-la. aí peguei uma saia branca pra combinar e o pai conseguiu convencê-la de colocar. e assim ela foi.

hj, recebo uma ligação da nalva dizendo que ela não quis colocar o uniforme e que ela escolheu um vestido e estava se olhando no espelho e se admirando. foi até moleza pentear o cabelo dela, segundo nalva. ok, deixei ela ir para escola de vestido e pedi que colocasse o uniforme na mochila. combinei com a coordenadora que pedisse para as auxiliares para trocarem a roupa dela e soube que foi facinho facinho.

desabafei sobre essa história no meu trabalho e fui extremamente criticada: sou mole, se continuar assim minha filha vai montar em mim, etc etc etc.

conversei novamente com a coordenadora e ela disse que estou certa: não dá pra bater de frente o dia inteiro com a criança. elas estão nessa fase de querer sim e temos que ponderar aonde seremos chatas e pentelhas (ou seja, impor limites): não pode deixar ficar sem banho, deixar subir em lugares perigosos, deixar ficar sem trocar fralda...mas deixar ir com outra roupa sem ser o uniforme, ok, não tem problema. até pq, qdo chegar na creche, ela coloca. :)

2 comentários:

  1. Carla, ainda não cheguei nessa fase com o Luke, mas me parece q vc esta fazendo a coisa certa, ou seja, escolhendo suas batalhas. Me corrija se eu estiver errada, mas pelo jeito esse pessoal que te criticou no trabalho não tem filhos pequenos, ou tem?
    Se tem uma coisa que eu aprendi com o Luke nesse 1 ano e 1 mês êh que todos os julgamentos que eu fazia dos outros pais antes de eu mesma ter o Luke estavam equivocados. Cada caso êh um caso e a gente faz o que eh melhor para a gente, o que funciona para a gente. Whatever works. Beijos e boa sorte! Sam.

    ResponderExcluir
  2. oi sam, querida!
    hahahaha, não, não têm filhos pequenos!
    e tb tenho a mesma coisa a dizer que vc: eu, a super crítica, critico muito menos as pessoas hj em dia...me arrependo de ter falado tanto, pq afinal, não sabia de nada...só se sabe qdo tem. e a vida não é fácil.
    o fato é que a gente faz o que acha que é melhor: pra gente e pra eles.
    obrigada pelo apoio, prima! muitas saudades de vc!
    beijoconas

    ResponderExcluir